Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Vigilância em Saúde realiza amplo trabalho de prevenção em escolas, empresas e entidades

08/07/2016

Imagem notícia
O trabalho de prevenção tem um papel destacado em Umuarama, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde. Por recomendação do secretário municipal Luiz Alberto Haiduk (Saúde), o setor trabalha em conjunto com a área de Educação, levando orientação às crianças e adolescentes, que depois disseminam o aprendizado em suas residências, atingindo toda a família.

Entre palestras, visitas e treinamentos, o setor contabiliza 116 ações realizadas no primeiro semestre de 2016.O relatório do trabalho de Educação em Saúde referente aos últimos seis meses foi divulgado nesta sexta-feira, pelo chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Fábio Higino Barzon. “Nossa equipe é focada no trabalho preventivo. Atuamos com a convicção de que, com este tipo de ação, teremos resultados positivos no controle e prevenção de diversos males, com é o caso da dengue.

Hoje podemos considerar a situação sob controle em nosso município”, explicou.Ao longo do semestre, a equipe realizou 51 palestras, 23 apresentações teatrais, 10 teatros de fantoches, 12 aulas de estágio, oito ações mobilizadoras, duas visitas técnicas e outras duas setoriais, cinco dias de treinamento e apoio em três ações específicas. Foram 86 ações em entidades públicas, totalizando 74% das atividades, e 31 ações em entidades privadas (26%). “Este trabalho envolve a prevenção, uma tecla que batemos muito por sabermos a importância de cortar o mal pela raiz. Não se pode esperar o paciente ficar doente para depois tomar as providências”, reforçou o secretário da Saúde, Luiz Haiduk.

Em todas as iniciativas, a equipe da Vigilância em Saúde também distribui materiais de divulgação e conscientização. São impressos educativos para cada atividade. No período, eles foram divididos em 3.000 panfletos e 65 cartazes destinados às unidades de saúde nos distritos; 10.800 panfletos e 360 cartazes para as unidades de saúde urbanas; 2.200 panfletos e 50 cartazes em locais diversos, de atendimento à saúde; 4.800 panfletos, 2.300 adesivos e 1.400 cartazes solicitados por empresas e entidades também foram franqueados; 8.000 panfletos, 2.500 adesivos e 1.900 cartazes foram entregues em ações mobilizadoras e trabalho em campo; 9.000 panfletos e 850 cartazes foram distribuídos em palestras e ações de equipe.Essas atividades totalizaram 37.800 panfletos, 4.265 cartazes e 4.800 adesivos entregues nas ações de Educação em Saúde. “A equipe trabalha de forma multisetorial.

Seus integrantes atuam em outros setores do quadro da Vigilância Ambiental, inclusive dentro do Plano Nacional de Enfrentamento a Microcefalia (PNEM). Quando há ações na agenda da Educação em Saúde, os agentes pausam suas ações para atender a essas demandas, que são prioritárias”, completou Barzon.

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário