Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Vandalismo e ameaças de usuários causam fim do passe livre aos domingos

10/12/2015

Imagem notícia
Durou pouco tempo o Catraca Livre, projeto concebido pelo prefeito Moacir Silva para oferecer transporte coletivo gratuito aos domingos, à população de Umuarama. Lançada em abril deste ano, a iniciativa foi suspensa por conta do vandalismo praticado por alguns usuários, além das ofensas e ameaças desferidas a motoristas e outros passageiros, que se tornaram comuns nos últimos meses. No próximo domingo volta a cobrança da passagem e o preço ainda vai ser definido.

Sem ter como garantir segurança – já que nem a Polícia Militar nem a Guarda Municipal dispõem de efetivo para manter agentes em todos as linhas, o dia todo – prefeito e representantes dos motoristas e da concessionária do transporte coletivo urbano decidiram encerrar o projeto na tarde desta quarta-feira, 9, em reunião no gabinete.

Moacir Silva lamentou a decisão, mas afirmou não ver alternativa diante dos problemas que os próprios usuários criaram. “São situações impensáveis. Ameaças de morte, ofensas, xingamentos, exibicionismo, uma série de constrangimentos criados por vândalos que ofendem e agridem as pessoas de bem que utilizam a circular aos domingos. Ficou tão incômodo que o número de usuários vem caindo a cada semana. Nem imaginávamos esta situação quando lançamos o projeto, para incentivar o lazer e facilitar o acesso das famílias a atividades esportivas, culturais e recreativas em pontos distantes dos bairros onde residem”, afirmou.

Em outubro, a Viação Umuarama encaminhou ofício à administração solicitando medidas para conter a violência. O prefeito fez um apelo para que os usuários mudassem o comportamento e pediu a presença da Guarda e da PM nas linhas mais problemáticas. Porém, como não é possível manter um policial em cada ônibus, que circulam das 6h à 0h, a ação não surtiu o efeito esperado.

Representados pelo Sindicato dos Trabalhadores e Condutores em Transporte Rodoviário e Anexos de Umuarama (Sintrau), os motoristas haviam anunciado que não trabalhariam no próximo domingo, 13. Com a volta da cobrança, o serviço será mantido. O valor definido em acordo será menor que o passe normal. “Implantaremos tarifa de R$ 1,50 aos domingos. Resta saber se a partir do próximo dia 13 ou em 20 de dezembro, o que depende de adequação do sistema de cobrança dos coletivos”, acrescentou o prefeito. Caso o sistema não seja adequado a tempo, os usuários pagarão tarifa normal no dia 13 (R$ 3,10) e o preço será reduzido a partir do dia 20, aos domingos.

“O preço mais em conta é uma tentativa de favorecer os passageiros que utilizam o transporte coletivo aos domingos. Se a cobrança resolver o problema, o preço será mantido. Do contrário, não restará saída a não ser retornar com a tarifa normal”, completou o prefeito. A reunião contou com a presença do presidente do Sintrau, Hailton Gonçalves, do gerente-geral da Viação Umuarama, Wandeley Mitsuo Tsutumi, e do procurador jurídico do município, secretário Marcelo Gomes do Vale.

Outra decisão foi solicitar segurança reforçada nos ônibus e no terminal à PM e à Guarda Municipal, pois o sindicato teme que os motoristas possam ser ameaçados pelos usuários, por conta do fim do Catraca Livre. “Eles temem receber retaliações dos vândalos e precisamos ficar atentos para minimizar os riscos, tanto nos veículos quanto no terminal da Praça da Bíblia. Por isso, vou solicitar atenção especial da Polícia e da Guarda”, confirmou o prefeito Moacir Silva.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário