Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Usuários criam problemas aos domingos, com ônibus de graça

15/10/2015

Imagem notícia
O prefeito Moacir Silva recebeu nesta semana um ofício da gerência Viação Umuarama, concessionária do transporte coletivo urbano, endereçado à Secretaria Municipal de Defesa Social solicitando providências para conter o comportamento de alguns usuários dos ônibus que trafegam aos domingos, quando não há cobrança de passe graças ao projeto Catraca Livre, lançado em abril deste ano. “As atitudes de uns poucos estão desvirtuando a finalidade da nossa iniciativa, que é tirar o pessoal de casa aos domingos para passear, visitar familiares, conhecer os pontos turísticos de Umuarama, enfim promover qualidade de vida. Não queremos criar problemas ou situações constrangedoras e teremos de agir para reprimir essa atitude”, lamentou o prefeito.

De acordo com a empresa, o comportamento de alguns usuários tem causado “dissabores”, tanto dentro dos ônibus (em praticamente todas as linhas), quanto no terminal Praça da Bíblia. O gerente-geral Wandeley Mitsuo Tsutumi relata problemas como utilização de entorpecentes, xingamentos a funcionários da viação, projeção de partes do corpo para fora das janelas dos veículos, em movimento, provocação de pessoas que caminham pelas calçadas e utilização indevida dos banheiros do terminal.

“Quando os nossos colaboradores vão chamar a atenção dos mesmos, são seriamente repreendidos. Tais situações estão trazendo constrangimento e problemas psicológicos aos nossos colaboradores, ao ponto de alguns deles estarem analisando seriamente a possibilidade de pedidos de demissão do cargo, exclusivamente em decorrência destas situações”, afirma o gerente, no ofício.

Outro efeito negativo dessas atitudes é o abandono do transporte coletivo aos domingos, por pessoas de bem, que da mesma forma se sentem constrangidos e intimidados diante desse comportamento. “Muitas pessoas preferem ficar em casa aos domingos, talvez porque já gastam com o transporte durante a semana. Com o Catraca Livre, elas são estimuladas a visitar amigos, familiares e a conhecer mais a cidade. Porém, não podem conviver com esse comportamento. Por isso, faço aqui um apelo para que os usuários se comportem dentro dos ônibus e valorizem o projeto, que tem uma finalidade nobre”, reforçou o prefeito.

Moacir Silva também determinou à Secretaria de Defesa Social, responsável pela Guarda Municipal, que tome as medidas necessárias para que o problema seja resolvido. “Não há como colocar um guarda ou policial em todos os ônibus, durante todo o domingo – o serviço funciona das 6h até a meia-noite em, pelo menos, oito linhas. Por isso, é importante que os jovens se conscientizem sobre o problema que estão causando e mudem o comportamento. Do contrário, poderão sofrer consequências e até terem restrições quanto ao uso dos ônibus”, completou.

Antes do Catraca Livre, o número de usuários do transporte coletivo aos domingos era de cerca de 5 mil pessoas. Sem a cobrança do passe, a intenção é aumentar a frequência para até 15 mil passageiros. Conforme depoimentos, muitos usuários aprovaram a iniciativa do prefeito Moacir Silva nos primeiros dias. “Agora temos que unir esforços e resolver essa situação, para que o serviço volte a ser utilizado por quem realmente quer aproveitar a chance de utilizar o transporte coletivo gratuitamente aos domingos”, encerrou.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário