Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Urbem foi apresentado a membros dos Tribunais de Contas do Brasil

28/09/2017

Imagem notícia
O Urbem – software de gestão governamental gratuito – foi apresentado durante reunião da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) nesta terça-feira, 27 de setembro. O diretor executivo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Gustavo Cezário, apresentou a ferramenta e destacou o interesse de buscar soluções para tornar possível a modernização da contabilidade pública nos governos locais e no Brasil.


“É um software pautado na desburocratização e compartimentação de informações públicas de forma automatizada, visando melhorar os processos e procedimentos da administração pública municipal”, disse o representante da Confederação. Ele completou: “o objetivo é levar ferramenta adequada ao administrador para tornar os processos da gestão mais simples, eficazes, com economicidade e transparência”.A tecnologia inicialmente desenvolvida pela CNM, hoje conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) por meio do Projeto de Integração e Institucionalização da Lei Geral 123/2006 na Gestão Municipal.

Assim, a apresentação de Cezário destacou que a entidade pode disponibilizar a plataforma aos Tribunais de Contas para que se torne uma referência, como já ocorre no Amazonas. Desde 2014, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE), Alípio Reis, recomenda aos gestores locais o uso do sistema.

Estratégias
O diretor da entidade municipalista destacou ainda o desejo da CNM de promover estratégias que atendam às diferentes realidades do País, inclusive aos que sofrem com as decisões do Legislativo e do Executivo e com a escassez de recursos públicos – custo benefício das ações exigidas
, como a criação do Conselho de Gestão Fiscal.
Além de Cezário, outros representantes da CNM participaram da reunião ocorrida no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

Os resultados de uma pesquisa sobre o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCasp) nas prefeituras e a implementação do Plano de Implantação de Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PIPCP) foram apresentados. De acordo com a Confederação, desde o exercício financeiro de 2014, mais de 83% dos Municípios já adotaram o PCasp.

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário