Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Umutrans já emitiu mais de 2 mil cartões de estacionamento para idosos

17/05/2016

Imagem notícia
Passa de dois mil o número de idosos cadastrados junto ao Departamento de Trânsito de Umuarama (Umutrans), para os quais foram emitidos cartões para estacionamento em vaga especial. A procura pelo cartão é diária, mas muitos ainda não sabem que têm direito a esta credencial, nem mesmo onde obtê-la. Para a obtenção do cartão do idoso, é preciso apenas apresentar documento com foto, para comprovar a idade.

O documento é emitido para quem tem 60 anos de idade ou mais e garante a utilização de vagas especiais, porém não isenta o usuário do pagamento da Zona Azul.Conforme a legislação, o município deve sinalizar pelo menos 5% do total de vagas demarcadas aos idosos.

Para utilização, é necessário obter o Cartão do Idoso junto à Umutrans – que fica na Avenida Padre Germano, no mesmo endereço onde funciona a Guarda Municipal. “O cartão deve ser colocado no painel, para que os agentes de fiscalização possam visualizar, evitando a aplicação de multa, prevista na lei”, explicou o diretor da Umutrans, Elizeu Vital.Estacionar em vaga de idoso, sem utilização da credencial, resulta em infração grave, multa no valor de R$ 127,00 e cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

A fiscalização é feita em área de Zona Azul ou fora dela, inclusive nos espaços de empresas como supermercados, onde há vagas especiais demarcadas. “A multa passará a ser gravíssima a partir de novembro, conforme Lei Federal 13.281, editada neste mês pela Presidência da República. Serão R$ 293,00 e sete pontos na carteira”, alertou Vital.

De acordo com a Umutrans, o Cartão do Idoso emitido em Umuarama vale para todo o território nacional, pois segue os padrões do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O cartão é de uso pessoal e não pode ser cedido a outra pessoa, ainda que seja idosa. Pode ser utilizado em qualquer veículo conduzido pelo idoso ou onde o mesmo seja transportado. “Já tivemos caso de pessoa não idosa utilizando o cartão, o que é inaceitável.

Para evitar esses casos, a própria sociedade pode e deve ajudar na fiscalização”, acrescentou disse Vital.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário