Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Umuarama soma 80 casos suspeitos de Zika e Chikungunya

03/03/2016

Imagem notícia
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quarta-feira (02), o boletim completo sobre a infestação do mosquito Aedes aegypti. Novamente o levantamento traz dados preocupantes, dessa vez em relação aos altos números de casos suspeitos do Zika Vírus e da Febre Chikungunya. Até semana passada, ambas as doenças somavam apenas 13 notificações, já este novo informe, aponta 80 casos sob investigação.

A Vigilância em Saúde notificou 40 pacientes com suspeita de Zika desde o início do ano, deste número, 24 já tiveram o diagnóstico descartado, enquanto 15 ainda estão aguardando resultado laboratorial. Como já divulgado, apenas um caso de Zika foi confirmado até agora. Trata-se de um homem, residente no Jardim Canadá que está dentro da região de trabalho do Panorama. As equipes de agentes de endemias já receberam as orientações sobre os procedimentos de bloqueio e o paciente já está recebendo o devimento acompanhamento. A região com maior concentração de casos suspeitos de Zika é a do Posto Central, somando seis notificações, seguida pela região do Ceprev com quatro.

Os casos sob investigação de Chikungunya, também somam 40, sendo que 25 foram descartados, 15 estão na análise laboratorial e não houve confirmação de nenhum. Os pacientes notificados estão divididos no 26 de Junho (2), Catedral (1), Centro Cívico (2), Ceprev (4), Jardim Cruzeiro (2), Dom Bosco (1), Guarani (1), Igreja São Paulo (1), Lago Aratimbó (1), Lar Rotary (3), Jardim Lisboa (1), Lovat (1), Jardim Panorama (3), Posto Central (6), Rodoviária (2), Sonho Meu (1), Souza Naves (1), Jardim União (2), Unipar (2) e Vitória Régia (3).

DENGUE
Os casos de dengue também aumentaram. Segundo o informe, 11 pessoas tiveram o diagnóstico confirmado da doença em Umuarama, sendo seis autóctones e cinco importados.

Já os casos suspeitos saltaram de 285 para 335 em apenas uma semana. Deste número, 80 tiveram o diagnóstico descartados, 11 confirmados e 245 estão sob investigação.

Os pacientes com dengue residem nas regiões do Posto Central (3), Vitória Régia (1), Centro Cívico (1), San Remo (2), Guarani (2), Jardim União (1) e Catedral (1).

As mulheres representam a maioria das notificações. Do total de pacientes, 55% são do sexo feminino. Já a faixa etária mais atingida são os adultos de 20 a 49 anos, representando 53% dos casos suspeitos.

REFORÇO
Na semana passada, os candidatos que se inscreveram no processo seletivo para a contratação dos 30 agentes de endemias temporários, realizaram a prova. A classificação já saiu nesta segunda-feira (29) e está disponível no site da Prefeitura. Em breve, estes novos profissionais já estarão nas ruas auxiliando no combate da proliferação do mosquito e no monitoramento de novas vítimas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário