Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Umuarama registra 34 pacientes com dengue desde o início do ano

17/05/2016

Imagem notícia
A Secretaria de Saúde por meio da Vigilância em Saúde alerta a população para que mantenha a atenção com os cuidados de combate ao mosquito Aedes aegypti. Isto porque, mesmo com a redução no ritmo de aparecimento de casos confirmados e suspeitos, o boletim elaborado pelo setor ainda aponta que o mosquito está fazendo novas vítimas.

O levantamento divulgado no final da semana passada mostra que três novas pessoas foram confirmadas com dengue em Umuarama. A partir destes casos, o município já soma 34 vítimas da doença desde o início de 2016. “Felizmente, com todos os nossos acompanhamentos e ações de bloqueio, não registramos nenhum caso em que a vítima estivesse em estado grave ou com risco de morte. Mas nem por isso baixamos a guarda.

Estamos mantendo o ritmo de trabalho e de orientações para que o número de vítimas não aumente”, destaca o chefe da divisão em Vigilância em Saúde, Fábio Barzon.No total, 781 pessoas foram notificadas com a suspeita de dengue, sendo que a grande maioria, cerca de 54,80% são do sexo feminino. A maior concentração de vítimas está localizada nas proximidades do Posto Central.

Aproximadamente 58 pessoas residentes desta área estiveram ou estão sob investigação laboratorial. “Desde o início do ano esta região foi a que apresentou maior número de casos e por isso, desempenhamos um trabalho bem específico e rigoroso nesta área para combate e bloqueio da proliferação do mosquito”, aponta Barzon.

A Secretaria de Saúde permanece em alerta pois 45% das notificações ainda esperam resultado laboratorial. Nesse sentido, o trabalho tem sido de acompanhamento constante aos usuários que apresentam os sintomas da doença, porém, segundo o Laboratório de Climatologia da UFPR aponta que o Município apresenta risco baixo para proliferação do mosquito. “Isso não isenta a responsabilidade de continuarmos trabalhando no combate ainda mais por estarmos em períodos de chuvas constantes”, alerta o secretário de Saúde, Luiz Haiduk.

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Felizmente o número de casos suspeitos e confirmados de Zika e Chikungunya se estabilizaram há mais de 20 dias. Desde o final do mês de abril, nenhum novo paciente foi notificado com a suspeita das doenças. Dessa forma, Umuarama continua registrando 81 notificações de Zika Vírus, sendo que 58 já foram descartadas e duas confirmadas, enquanto outros 81 pacientes tiveram diagnósticos suspeitos, 60 descartados e nenhum confirmado de Febre Chikungunya.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário