Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Umuarama possui 14 pacientes em tratamento da tuberculose

23/03/2016

Imagem notícia
A tuberculose pode ser diagnosticada de maneira tardia por apresentar sintomas simples, que muitas vezes passam despercebidos pelo portador. Por se tratar de uma doença infecto-contagiosa, a Secretaria Municipal de Saúde pede a atenção da população caso apresentem alguma condição fora da normalidade.

Para auxiliar a comunidade neste sentido, a equipe da Vigilância em Saúde realizou uma série de blitz orientativas para esclarecer possíveis dúvidas e repassar informações importantes sobre a doença.A iniciativa teve como objetivo marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no próximo dia 24 de março.

Mesmo com um número baixo de pacientes confirmados com tuberculose, o Município reforça a atenção da população pois o índice de mortalidade mundial causada pela doença é assustador.No total, 14 pessoas estão em tratamento em decorrência da tuberculose. Segundo a Secretaria de Saúde, o paciente fica em acompanhamento durante seis meses, sendo que nos primeiros 15 dias a transmissão da doença já inibida.Porém, os casos não identificados são os mais preocupantes.

Isto porque, a transmissão da doença é direta, ou seja, caso alguém infectado compartilhe do mesmo ambiente com outras pessoas e venha a expelir saliva ao falar, tossir ou espirrar, há grande risco de outros indivíduos serem contaminados. A tuberculose também pode ser desencadeada por outros motivos, como tabagismo e má alimentação.A doença é causada por uma infecção causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões.

Por isso, um dos principais sintomas da tuberculose é tosse seca por longos períodos.Além da tosse, o paciente também pode sentir cansaço excessivo, rouquidão, dificuldades na respiração, palidez, falta de apetite e emagrecimento.

A orientação da Secretaria de Saúde é que ao perceber algum dos sintomas, o cidadão procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa. “Na UBS, o médico vai solicitar todos os exames necessários e fazer os primeiros procedimentos.

Caso seja confirmada a doença, o paciente será encaminhado para o Ambulatório de Infectologia, por onde passará por todo o tratamento e será acompanhado”, explica o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Fábio Barzon. 

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário