Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Umuarama possui 1% de risco de infestação da dengue, segundo LIRAa

23/10/2016

Imagem notícia
A Secretaria Municipal de Saúde por meio da equipe de Vigilância em Saúde divulgou na manhã desta sexta-feira (21), o 4º e último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano. A análise foi realizada do dia 16 a 20 de outubro e apontou que Umuarama está no limite máximo da margem preconizada pelo Ministério da Saúde, de 1%.Das 28 regiões levantadas, 19 apontaram índice 0 de infestação.

Em contrapartida, há três bairros que atingiram margem superior a 5%, como é o caso do Parque Jabuticabeiras (8,33%), San Remo (7,4%) e Posto Central (5,71%). Outras seis áreas apontaram índice de infestação menor, como o 1º de Maio, (3,75%), Rodoviária (2,56%), Igreja São Paulo (1,44%), Centro Cívico (1,38%), Jardim Panorama (1,14%) e Lar Rotary (0,9%).O LIRAa ainda trouxe detalhes sobre os criadouros positivos e negativos encontrados durante o trabalho. Ao todo, foram examinados 39 amostras.

Deste número, 22 foram positivas e 17 negativas. Entre o foco mais comum para a proliferação do mosquito, está o lixo reciclado, baldes e pratinho de plantas. “Esta análise tem como objetivo estabelecer estratégias eficazes para o combate da proliferação. Faremos um trabalho específico em cada região para identificar quais demandas ocasionaram este índice”, destaca o chefe da divisão de Vigilância em Saúde, Fábio Barzon.

Segundo ele, a partir da próxima segunda-feira (24), a equipe da Vigilância Ambiental concentrará seus esforços nas localidades que apresentam índice acima de 5%. “É bom ressaltar que não deixaremos de atender nenhuma localidade. No entanto, vamos intensificar nossas ações nas áreas mais preocupantes. Este é o momento de unirmos forças com a comunidade, pois se realizarmos este trabalho de prevenção a partir de agora, podemos deixar Umuarama novamente sem risco de epidemia”, ressalta.

Além da ação de colocar os agentes de combate a endemias nas localidades com maiores risco, também será reforçado o trabalho junto com o Comitê da Dengue, que envolve toda sociedade de Umuarama para os riscos dessas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes. “No mês de novembro já daremos início às ações voltadas a prevenção das doenças que são transmitidas pelo mosquito. Faremos uma programação especial em alusão ao Dia D de Combate a Dengue e encerraremos o mês com várias atividades que chamarão a atenção da população para o combate”, aponta Barzon.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário