Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Umuarama já contabiliza sete casos de dengue confirmado

18/02/2016

Imagem notícia
A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância em Saúde divulgou mais um informe sobre a situação dos casos de dengue, Zika e Chikungunya em Umuarama. Mais uma vez o levantamento traz preocupação. Isto porque, em uma semana, o número de casos confirmados de dengue cresceu 40%, saltando de quatro para sete pessoas com o vírus.

Dos pacientes infectados, quatro contraíram a doença em outra cidade, enquanto os outros três foram infectados em Umuarama.Os pacientes confirmados estão distribuídos em cinco regiões, sendo que em uma delas há a concentração de três casos e o maior número de casos notificados do Município. Trata-se das proximidades do Posto Central, que já registra 23 pessoas com suspeita de dengue. As outras regiões com casos confirmados são Jardim União, Vitória Régia, Guarani e Catedral.

O número de casos suspeitos também cresceu consideravelmente no prazo de sete dias, saltando de 147 notificações para 217 casos sob investigação. Deste número, 176 ainda estão sendo analisados laboratorialmente, 34 foram descartados e sete confirmados. Além da região do Posto Central, o Panorama e o Vitória Régia também preocupam em virtude do número de casos suspeitos.

Em cada um existe 15 pessoas sob investigação.As mulheres permanecem sendo a maioria das notificações somando 53,92% do total e a faixa etária mais atingida é de 20 a 49 anos, representando 56,68% dos casos suspeitos.

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Os casos suspeitos de Zika e Chikungunya não aumentaram neste novo boletim. Umuarama continua com cinco casos notificados de Chikungunya e outros quatro de Zika, sem nenhuma confirmação positiva. As regiões onde residem os pacientes com suspeita são Ceprev, Jardim Cruzeiro, Souza Naves, Unipar e Lovat.

CRIME
Nesta semana, representantes da Prefeitura foram convocados para uma reunião na Polícia Civil, onde receberam um grande apoio no combate da proliferação do mosquito Aedes aegypti. A partir de agora, o descaso com os cuidados com quintal pode render até prisão.

Caso o cidadão seja notificado duas vezes pelas equipes de combate de endemias, a Polícia Civil abrirá um processo contra o proprietário do imóvel, e se o mesmo não cumprir com os prazos de limpeza estipulado e for notificado pela terceira vez, a Polícia decretará prisão em flagrante. “Infelizmente tivemos que chegar a esse ponto para que as pessoas tenham consciência sobre suas responsabilidades.

A falta de cuidados com o quintal não é mais um problema individual, se tornou um problema coletivo”, destaca o chefe da Vigilância em Saúde, Fabio Barzon.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário