Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Umuarama atrai candidatos de fora em busca de emprego

15/02/2016

Imagem notícia
Em meados desta semana pessoas formavam uma extensa fila que, pacientemente, esperavam atendimento na Agência do Trabalhador de Umuarama. Parecendo algo inusitado, o fato foi suficiente para chamar a atenção dos que passavam pelas redondezas e relacionaram o fato à falta de emprego em Umuarama e daí para as mais diferentes avaliações na imprensa e nas redes sociais. Pouca gente procurou buscar maiores informações para tecer comentários, inclusive se lamentando da "sorte" daqueles desempregados.

Para a gerência da Agência do Trabalhador, tal movimentação não foi nenhuma novidade para quem está acostumado a lidar com a oferta de vagas de trabalho e a busca desemprego. Ocorre que a Uopeccan - mantenedora do Hospital do Câncer que tem inauguração prevista para o próximo dia 4 de março - abriu mais 181 vagas de trabalho - atraindo interessados nas funções de técnico de enfermagem (110), enfermeiro (10), auxiliar de limpeza (20), auxiliar de lavanderia (10), cozinheiro (10), auxiliar de cozinha (10), copeiro (10), estoquista (5), auxiliar de farmácia (5) e lactarista (1).Nem todos os que formavam a extensa fila estão desempregados atualmente.

De acordo com Wanderlei Priori, gerente da Agência, um percentual considerável dos interessados nas vagas do hospital já trabalham e tem interesse em mudar de emprego por vários motivos - uns trabalham nas funções para as quais não tem a necessária qualificação, outras buscam se encaixar em vagas correspondentes à sua formação, além de questões salariais, entre outras motivações.Interessante também é que as ofertas atraíram pretendentes de várias de cidades da região ou de outras partes do Estado.

Conforme Priori, encontravam-se na fila candidatos vindos de Curitiba, Pinhais (região metropolitana da Capital), Guarapuava, Assis Chateaubriand, Goioerê, Douradina, etc. Some-se a isso, o fato de muitos os que esperavam atendimento, aqueles que buscavam outros benefícios oferecidos pela Agência do Trabalhador, como a carteira de trabalho ou o seguro desemprego - para ficar nesses dois exemplos. "Nós fazemos uma média de 20 cadastros diariamente de pessoas querendo emprego, e muitas são oriundas da região que buscam se fixar em Umuarama", informou Priori.Ele também fez outra observação absolutamente interessante do ponto de vista de geração de emprego em Umuarama.

No mesmo dia que a Uopeccan abriu inscrições para 181 vagas, a Agência disponibiliza outras 200 ofertas de trabalho no mercado empregador da cidade.Nesse aspecto, o prefeito Moacir Silva faz questão de ressaltar que isso é fruto de um esforço conjunto da iniciativa privada e do poder público municipal. "Num período de poucos dias uma cidade oferecer cerca de 400 vagas de emprego simultaneamente, num momento em que temos de reconhecer que as dificuldades são muitas, não é pouca coisa não".

Segundo ele, esses números contribuem para manter Umuarama que, na média, encontra-se entre as maiores geradoras de emprego do Paraná. Sobre a Uopeccan, especificamente, que já havia oferecido antes outras 196 vagas de emprego, Moacir não se esquece de mencionar o esforço de lideranças políticas da nossa cidade e da Prefeitura em garantir em benefício para a região, instalado aqui, e, principalmente, da contribuição da comunidade regional que não tem se furtado em dar sua contribuição para que o Hospital do Câncer se tornasse uma realidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário