Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Seminário aborda a atividade agropecuária em áreas protegidas

20/11/2015

Imagem notícia
A viabilidade da produção agropecuária em áreas protegidas será tema de um grande encontro em Umuarama, na quinta-feira, 26, durante o dia todo, no recinto da Sociedade Rural – Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega. Voltado a gestores públicos, produtores rurais, técnicos e lideranças políticas, e tendo como foco a Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Paraná, o evento trará apresentará experiências bem-sucedidas na pecuária de corte e leite, arroz irrigado, cana-de-açúcar, soja e associativismo.

O seminário objetiva trazer respostas sobre como fazer gestão ambiental no meio rural em um ambiente de múltiplos atores, com valores, interesses e prioridades que precisam ser considerados e compatibilizados. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Gestão Integrada de Umuarama, Antônio Carlos Favaro, é com intenção de apresentar exemplos práticos para tais conflitos que o conselho gestor da APA das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná promove o 1º Seminário Técnico Sobre Boas Práticas na Produção Agropecuária, Conflitos e Oportunidades de Negócio em Áreas Protegidas.

“A APA do Rio Paraná é uma realidade com a qual o setor produtivo precisa conviver e respeitar, mas isso não quer dizer que ela não possa ser racionalmente explorada. A discussão serve também para outras áreas de proteção ambiental, como a do Rio Piava, aqui em Umuarama, que têm impacto sobre propriedades rurais – muitas de pequeno porte – que precisam conviver de maneira harmoniosa com a preservação ambiental, dada a importância dessas áreas para a sociedade como um todo”, explicou o secretário Favaro.

Neste sentido, o seminário pretende mobiliza o público de interesse direto e indireto na unidade, incluindo gestores públicos (prefeitos, secretários municipais e parlamentares), produtores rurais, técnicos em agricultura e pecuária e lideranças políticas. O evento busca o fortalecimento institucional da APA, ilhas e várzeas do rio Paraná e divulgará experiências de sucesso na pecuária, cultivo de arroz irrigado, cana-de-açúcar, soja e associativismo. “Teremos vários exemplos de práticas acertadas, relacionadas ao entorno imediato da APA e que devem ser multiplicadas, para promover o desenvolvimento econômico da região aliado à preservação de um dos nossos maiores bens que é a água da bacia do Rio Paraná”, completou o secretário Favaro.


PROGRAMA

Após as inscrições e o café da manhã, às 8h30 o seminário começa com a palestra “APA das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná como instrumento de desenvolvimento sustentável”, ministrada por Erick Caldas Xavier, chefe da APA. Às 9h inicia o painel Produção Agropecuária, com os temas: assistência técnica como fator de promoção e desenvolvimento sustentável na atividade leiteira; mitigação do impacto ambiental na produção agropecuária, através do sistema ILPF; produção de carne bovina com sustentabilidade econômica, social e ambiental; boas práticas na produção de cana-de-açúcar; manejo de pragas e doenças como ferramenta para a redução no uso de agrotóxicos.

Às 12h haverá pausa para almoço e à tarde o seminário retorna com o painel Organização Comunitária, e os temas importância do cooperativismo na pecuária leiteira; produção de carne bovina de qualidade através do cooperativismo – com o exemplo do caso de sucesso da Coopercaiuá; associativismo como mecanismo de superação de obstáculo na produção de arroz irrigado na região de Querência do Norte (PR). O encerramento está previsto para as 16h. Inscrições e maiores informações pelo telefone (44) 3624-1776 e e-mail apa.ilhasevarzeas@icmbio.gov.br

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário