Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Semana Mundial do Meio Ambiente começa nesta segunda-feira, 30 de maio

31/05/2016

Imagem notícia
A Semana Mundial do Meio Ambiente começa nesta segunda-feira, 30 de maio, e vai até domingo dia 5 de junho. Ocorrido no Brasil desde de 1981, o período de reflexão termina com a memoração do Dia Nacional do Meio Ambiente e do Dia Nacional da Ecologia. O objetivo da iniciativa – prevista no Decreto 86.028 – é a apoiar à participação da comunidade brasileira na preservação do patrimônio natural de nosso país.

De acordo com definições técnicas, o Meio Ambiente envolve todas as coisas vivas e não-vivas existentes na Terra, que afetam os ecossistemas e a vida dos seres humanos. Assim, ele é o conjunto de leis, condições, influencias e da infraestrutura física, biologia e química que rege, abriga e permite a vida em todas as formas possíveis. Já, a Ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si ou com o meio orgânico ou inorgânico em que vivem.
Diante da importância do tema, a semana mundial voltada ao busca chamar atenção em relação à ação política dos povos e dos países para o aumento da preservação ambiental e da conscientização foi instituída durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, de 1972, ocorrida em Estocolmo, na Suécia. Desde então, diversas ações são promovidas para estabelecer e personalizar questões ambientais, nesse período, possibilitando a cada indivíduo a percepção de sua responsabilidade e sobre se tornar um agente de mudança, apoiando formas de desenvolvimento justo e sustentável.

Destaques
O tratamento adequado de resíduos, por meio de reciclagem ou reaproveitamento, é um dos principais objetivos da campanha deste ano. Além dele, estão dentre os destaques: a redução da poluição e limpeza, para que no futuro com poluição zero; redução do consumo de combustíveis não-renováveis pela sociedade; desenvolvimento de fontes alternativas de energias, que são renováveis ou não poluem; a proteção de ecossistemas e a preservação de espécies em perigo de extinção; e a conscientização para um consumo sustentável.

Dos governos municipais brasileiros com ações previstas para a Semana Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ) vai promover o 1.º Fórum Municipal de Gestão Ambiental para Empresas Públicas e Privadas e vai inaugurar a Estação de Tratamento de Águas Residuais ou Residuárias (ETAR). Marataízes (ES) também realiza a 1.ª Semana do Meio Ambiente, com palestras, oficinas, e ações de preservação por tema A preservação do Meio Ambiente está em nossas mãos.

Ações locais
No Centro-Oeste, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) desenvolve ações em nove Municípios, até sábado, 4 de junho. Além de visitas técnicas a projetos estão previstos palestras, oficinas sobre reciclagem de instrumentos musicais e aplicações para a dança, o corpo e a natureza. Em Porto Feliz (SP), apresentações musicais e teatrais, além de ações que incentivem a recuperação dos recursos naturais, como o plantio de mudas de árvores nativas, devem trazer a conscientização pela preservação do Meio Ambiente. Também está programada a 6.ª Exposição Nacional de Orquídeas de de Porto Feliz e a tradicional Caminhada Ecológica.

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário