Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Secretaria de Saúde realiza série de ações contra o Aedes aegypti

12/04/2016

Imagem notícia
O Dia D contra o mosquito Aedes aegypti resultou em índices significativos de efetividade. Realizada mensalmente, a ação visa combater a proliferação do mosquito e, consequentemente, o aumento de casos das doenças geradas por ele.

Neste mês, a iniciativa foi realizada 
de uma maneira diferenciada. Além da equipe da Secretaria de Saúde, o Dia D contou um apoio especial de universitários, representantes do Tiro de Guerra 05.012, alunos do Corpo de Bombeiros (alunos) e estudantes do curso técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Professora Hilda T. Kamal.

Intitulado como Trote Solidário, a ação reuniu cerca de 380 pessoas no último sábado (09), na Unipar Sede. A tarefa dos participantes era contribuir com uma força-tarefa de limpeza nas proximidades do ponto de encontro.Segundo a Vigilância em Saúde, foram retirados três caminhões de materiais que poderiam se tornar criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

No total, foram recolhidos 4.500 kg de materiais, em sua grande maioria, recicláveis. “Estes objetos com certeza seriam um risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti e estavam depositados em virtude de descuido da população. Além de recolhê-los, fizemos uma série de orientações”, conta o chefe de Divisão da Vigilância em Saúde, Fábio Barzon.

A secretaria de saúde não registrou aumento de casos na última semana, porém, pede para que a população fique em alerta. “Qualquer sintoma, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde para que possa iniciar o tratamento e ser notificado para realização dos bloqueios de casos”, ressalta Barzon.

EXPOUMUARAMA
A Secretaria de Saúde também iniciou nesta segunda-feira (11), uma ação de prevenção nas proximidades do Parque de Exposições Dário Pimenta da Nóbrega, no qual receberá a partir do dia 14 de abril, a 42ª Expo Umuarama. A ideia é preparar a região para dar segurança ao grande número de visitantes que passará pelo local.

Entre os pontos atendidos estão o Parque Bonfim, o Jardim São Cristovão e toda a rodovia. Foram mobilizados cerca de 45 agentes de endemias para realizarem a busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti e agentes aplicação de inseticida,Além disso, durante todos os dias que estiver acontecendo a feira a equipe fará visitas dentro do Parque de Exposições, orientando os organizadores sobre como proceder com a limpeza do ambiente e fiscalizando qualquer irregularidade que possa ocorrer. “Todo esse trabalho é voltado unicamente para o bem da nossa população, para que não tenhamos o risco de uma pessoa que possa estar com o vírus, multiplique isso durante a Feira, visto que o evento receberá várias pessoas de toda a região”, destaca Barzon.

LIRAa

A partir desta terça-feira (12), a Vigilância em Saúde iniciará o segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2016. A previsão é que a equipe finalize o trabalho até o dia 15 de abril.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário