Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Secretaria de Saúde confirme três casos de H1N1 em Umuarama

30/03/2016

Imagem notícia
Umuarama está em estado de alerta com a confirmação de dois casos de H1N1 no Município. A doença causada por uma das mutações do vírus Influenza A é altamente contagiosa e exige da população e da administração municipal uma atenção especial.

A confirmação dos casos em Umuarama, assim como em todo o Brasil, está pegando os órgãos ligados à saúde de surpresa, uma vez que o contágio ocorre com mais frequência em períodos de baixa temperatura.Até o momento, a Capital da Amizade registrou 13 casos notificados da doença, sendo que dois foram confirmados, seis descartados e cinco sob investigação laboratorial.

Dos casos positivos, um é autóctone e o outro importado e ambos os pacientes são do sexo feminino, sendo que um possui 29 anos e o outro 43 anos. “São pacientes que estão com estado de saúde estável e a doença controlada. Fizemos todo o acompanhamento e direcionamento para o tratamento necessário e não correm riscos”, explica o chefe da Divisão da Vigilância em Saúde, Fábio Barzon.

Barzon também ressalta que todas as medidas para bloqueio da transmissão nos casos notificados e confirmados já foram tomadas. Ele pede também a atenção da população para possíveis sintomas da doença. “Está havendo um surto no País fora de época e por isso, a população deve ficar atenta. Ao identificar qualquer sintoma que se encaixe com H1N1, o cidadão deve procurar a unidade de saúde do seu bairro o mais rápido possível. Por se tratar de uma doença contagiosa, não podemos ser relapsos”, destaca.

Os sintomas da H1N1 lembram os sintomas da gripe comum. O indivíduo afetado pode ter febre alta repentina acompanhada de tosse, dores musculares e nas articulações, dor de cabeça, prostração, coriza, garganta inflamada, calafrios e, às vezes, vômitos e diarreia. A doença ainda pode evoluir para falta de ar e insuficiência respiratória com risco de morte. Mas felizmente, a grande maioria dos casos se identificados e tratados, não apresentam complicações.

A Campanha Contra Gripe que tem início marcado para 30 de abril, pode ser antecipada. O Ministério da Saúde sinalizou a possibilidade de distribuir os lotes das vacinas antes do previsto, no entanto, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não recebeu nenhum comunicado oficial. “Por enquanto, o cronograma previsto para Campanha está mantido”, conta Barzon.

Em todo o País, já foram confirmados 305 casos da doença neste ano.

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário