Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Secretaria de Saúde amplia frota de ambulâncias

07/12/2015

Imagem notícia
A Secretaria Municipal de Saúde adquiriu duas ambulâncias novas da marca Fiat, modelo Doblo, para o transporte de pacientes dentro e fora do município. Os veículos permitirão melhorar também o atendimento nos distritos de Lovat, Serra dos Dourados e Santa Eliza, bem como nos patrimônios. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Alberto Haiduk, o investimento foi de R$ 150 mil e as ambulâncias estão recebendo os ajustes finais para entrar em operação.

“Temos atenção especial com a nossa frota, pois os veículos levam socorro a pessoas atingidas por enfermidades num momento em que elas precisam de segurança, agilidade e conforto no deslocamento para as unidades de saúde – ainda mais em um município de grande área territorial, como Umuarama. Por isso, sempre que possível investimos para ampliar e modernizar a frota. Esses veículos foram comprados com recursos próprios, sem apoio do Estado ou da União”, explicou Haiduk. Outra ambulância seminova será encaminhada para o patrimônio de Roberto Silveira e ficará à disposição da comunidade.

Nos próximos dias a área de transporte de pacientes da secretaria receberá ainda o reforço de uma van, cuja aquisição foi custeada pelo governo do Estado, para atender à clientela do Sistema Único de Saúde (SUS). A entrega deve ocorrer em janeiro do ano que vem. “Além dessas aquisições, nossos motoristas recebem orientação constante sobre os cuidados no transporte de pessoas enfermas. Os veículos passam por revisões periódicas para estarem sempre em condições de levar os pacientes em segurança. Em muitos casos a agilidade do transporte é fundamental para a recuperação dos doentes”, acrescentou.

A Secretaria da Saúde é uma área prioritária para o prefeito Moacir Silva. É também uma das que mais gera demanda de atendimento e, por sua importância, uma das que mais recebe recursos, tanto do município quanto dos governos estadual e federal.

“Apesar de aplicar tudo o que recebemos, sempre temos de injetar recursos próprios para atender bem à população. Os preços praticados pelo SUS não sustentam o sistema. Sem um reforço do caixa da Prefeitura não conseguiríamos médicos nem os tratamentos adequados para os pacientes. A saúde é uma área sensível, que demanda esforços o tempo todo em busca de novos recursos”, avaliou o prefeito.

Mesmo com tantos desafios, o atendimento de Umuarama no setor ficou entre os 50 melhores do país nas cidades do mesmo porte, conforme avaliação divulgada pela Revista Exame, em recente publicação. “E vai melhorar ainda mais quando a Uopeccan (União Oeste Paranaense para Pesquisa e Combate ao Câncer) colocar em funcionamento o Hospital do Câncer de Umuarama, o que está previsto para o fevereiro de 2016. Paralelamente, começa a atender também o Hospital Regional, que receberá pacientes em outras especialidades. Teremos mais médicos, equipamentos e uma melhor estrutura para atendimento. Será um novo tempo para a saúde em Umuarama”, completou Moacir Silva.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário