Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Secretaria de Educação desenvolve trabalho para união das equipes pedagógicas

23/11/2015

Imagem notícia
Mais um ano letivo está chegando ao fim e com ele o encerramento da terceira edição do projeto Selo em Excelência do Trabalho Equipe das unidades educacionais do Município. A ação criada pela Secretaria de Educação visa promover a formação dos funcionários que atuam nas escolas, creches e centros municipais de educação infantil, por meio do trabalho unificado dos grupos.

A cada edição, a Secretaria propõe um tema a ser trabalhado pelas equipes ao longo do ano. Com base em um roteiro de ações, todos os funcionários de unidades educacionais se reúnem conforme calendário estabelecido para executar o projeto que deve ser entregue à Secretaria para avaliação no final do ano.

Na edição de 2015, em virtude do aniversário de 60 anos de Umuarama, o tema escolhido para o trabalho foi “Nós fazemos a nossa história: nós fazemos a nossa escola”, no qual sugere às equipes uma profunda análise e estudo sobre a história de cada unidade educacional.

Nesse sentido, ao longo do ano letivo, professores, funcionários de serviços gerais, diretores, coordenadores, administrativos e secretários, se reuniram para resgatar a história do ambiente escolar em que estão inseridos e consequentemente, da comunidade em que seus alunos vivem. “É uma maneira de valorizar o trabalho destas pessoas e mostrar que eles são peças fundamentais para a construção da história do Município. Queremos que vejam seu protagonismo de uma maneira mais ampla e analisem sua atuação na vida de cada comunidade”, explica a secretária de Educação, Cláudia Helena Squarcini.

O Selo de Excelência em Equipe é um projeto inserido dentro das formações de gestão escolar, no qual visa não somente a formação profissional, mas a união das equipes escolares. “É uma maneira de unirmos todos os funcionários em torno de uma meta em comum. Com este trabalho, conseguimos estreitar os laços das equipes e torná-los mais atuantes no ambiente escolar. Todos os funcionários fazem parte do processo pedagógico das crianças e queremos ressaltar esta característica no trabalho”, destaca Cláudia.

Seguindo o roteiro de trabalho proposto pela Secretaria de Educação, as equipes tiveram que realizar um projeto teórico para avaliação. Com base nestes relatos, a Secretaria poderá extrair informações que nortearão os trabalhos a serem executados com as equipes e escolas no próximo ano. “No ano passado, percebemos que havia uma certa dificuldade na elaboração de artigos científicos, por isso, neste ano, fizemos uma formação específica para essa área. Com base na avaliação destes relatos, conseguimos ter percepções mais profundas de como podemos atuar com essas unidades”, conta a secretária.

Além disso, o material elaborado possui um cunho histórico que servirá de apoio para pesquisas. “Compilaremos os relatos e encaminharemos uma cópia para cada unidade educacional. Em todos os trabalhos tivemos relatos extremamente emocionantes e importantes. As equipes se dedicaram de maneira muito especial e se envolveram com toda a comunidade para buscar informações”, ressalta Cláudia.

MASCOTE

Diferente das edições anteriores, neste ano os alunos se envolveram de maneira direta na elaboração do projeto. Isto porque, uma das propostas do roteiro era a produção de um mascote da escola que deveria ser idealizado por um aluno de cada instituição por meio de um concurso de desenho. Dessa forma, cada instituição realizou uma oficina de desenho com os alunos. “Além do desenho, o aluno deveria explicar o porquê aquele mascote representava a sua escola”, conta a secretária.

Com base no desenho vencedor, as equipes deveriam reproduzir em boneco o mascote eleito. Segundo a banca avaliadora da Secretaria de Educação, os resultados foram surpreendentes. “Fizemos as avaliações na semana passada e ficamos muito surpresos com a criatividade e dedicação das equipes. Tivemos um mascote mais lindo que o outro”, destaca Cláudia.

CERIMÔNIA

Os selos e os certificados de participação do projeto serão entregues em uma cerimônia especial promovida pela Secretaria de Educação. Um jantar baile será ofertado para aproximadamente 1 mil funcionários das 45 instituições participantes. A premiação acontecerá no próximo dia 26 de novembro, no Centro de Eventos Kaskata. 

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário