Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Saldo de abertura de empresas é positivo em Umuarama

28/03/2016

Imagem notícia
Apesar de a economia atravessar um período de dificuldades no país, agravado desde o ano passado, o empreendedorismo tem registrado saldo positivo em Umuarama. De acordo com o secretário municipal de Indústria e Comércio, Rômulo Jonas Rauen, neste ano o número de aberturas de empresas tem sido maior que o de fechamentos. De janeiro até a segunda semana de março de 2016, formalizaram atividade na cidade 163 empresas.

No mesmo período, 71 fecharam as portas.Conforme o secretário, muitas pessoas têm buscado o seu espaço no mercado apesar das turbulências e incertezas da economia. “Até por conta da crise, que infelizmente aumenta o desemprego, muita gente vem colocando em prática o projeto do próprio negócio.

Através da nossa secretaria e de parceiros, como a Sala do Empreendedor e o Sebrae, a Prefeitura orienta esses novos empreendedores sobre seus deveres, direitos, entendimento sobre como funciona o mercado e planejamento”, disse.Cerca de 70% das pessoas que participam das qualificações, realizadas pela Sala do Empreendedor na Agência do Trabalhador de Umuarama, acabam se formalizando, seja como microempresário ou como microempreendedor individual.

“Alguns desistem quando sabem das atribuições e exigências que precisam cumprir, mas a grande maioria aposta na sua ideia e a coloca em prática”, acrescentou o agente de desenvolvimento da Secretaria de Indústria e Comércio, Francisco Carlos Ruiz.A necessidade – pela falta de emprego – pode se tornar uma oportunidade de independência se o trabalhador souber planejar o seu negócio e buscar a qualificação.

 “O conhecimento faz toda a diferença. Embora o aprendizado prático seja o mais importante, ter uma base prévia para começar o empreendimento da maneira correta é fundamental. O município tem investido nessa preparação, com a finalidade de assegurar sobrevida maior aos novos negócios. O início costuma ser difícil para todos, mas quem se prepara e planeja melhor tem muito mais chances de sucesso”, completou Rômulo Rauen.Neste contexto, estão abertas as inscrições para nova turma do curso Bom Negócio Paraná, com ênfase na gestão de negócios, gestão comercial, financeira, de pessoas e estratégica.

O treinamento será ministrado de segunda a quarta-feira, entre os dias 25 de abril a 25 de maio, das 19h30 às 22h. A participação é gratuita, porém as vagas são limitadas. Os interessados devem procurar o Banco do Empreendedor, que funciona em conjunto com a Agência do Trabalhador, e falar com Lairo Ribeiro, ou entrar em contato pelos telefones (44) 3621-1102 ou 9967-8909 para maiores informações e inscrições.


COMÉRCIO
Para os empresários já estabelecidos no comércio local, a Secretaria da Indústria e Comércio ainda tem algumas vagas na Feira do Bom Negócio. É uma oportunidade que a Prefeitura criou para os lojistas oferecerem seus produtos a consumidores da cidade e da região durante um dos eventos mais populares de Umuarama, a 42ª Expo Umuarama (de 14 a 24 de abril), que acontece no Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega.

As inscrições estão abertas e restam poucos espaços. Com custo reduzido, a secretaria vai dispor do Pavilhão da Indústria e Comércio, localizado dentro do parque de exposições, para os comerciantes aproveitarem o contato direto com os visitantes. A Feira do Bom Negócio é uma sugestão do prefeito Moacir Silva e funcionará das 18h às 22h durante a semana e das 16h às 22h aos sábados e domingos.A expectativa é atrair empresas dos ramos de confecção, calçados, alimentos, móveis, bijuterias, produtos de beleza e artesanato, entre outras. Para quem quiser participar, o investimento é de R$ 70,00 de inscrição, o mesmo valor para aquisição de credenciais e também para o estacionamento – são taxas únicas, válidas para os 10 dias da feira. Francisco Ruiz lembra que serão fornecidas até três credenciais por expositor (R$ 70 cada).

O pavilhão conta com 53 estantes de 12 m² e 36 m². O município assume a limpeza e segurança das mercadorias. As empresas interessadas devem se inscrever na Secretaria de Indústria e Comércio – localizada no Paço Municipal –, com Renata ou Francisco.

O secretário Rômulo Rauen lembra que a secretaria terá uma equipe no pavilhão, esclarecendo dúvidas e divulgando programas e iniciativas do município voltados à área comercial, industrial e de qualificação profissional. “Teremos orientações da Sala do Empreendedor, Agência do Trabalhador e as parcerias do município na área de qualificação, que têm contribuído para melhorar a mão de obra em Umuarama. Será um espaço para o desenvolvimento do nosso comércio, num ambiente que atrai grande número de visitantes”, acrescentou.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário