Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Representantes da AMP tomam posse no Conselho Estadual de Educação, em Curitiba

20/05/2016

Imagem notícia
O consultor em Educação da AMP, Jacir Bombonato Machado, e o secretário-executivo da Amsop  (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), José Kresteniuk, tomaram posse hoje como representantes da AMP no Conselho Estadual da Educação para um mandato de seis anos - Machado como titular e Kresteniuk, como suplente do CEE.  

Assinada pelo governador Beto Richa, pelo chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e pela secretária estadual da Educação, Ana Seres, a nomeação de ambos foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado do último dia 18 de maio - Decreto nº 4083.O Conselho Estadual de Educação tem dezenove membros efetivos e dezenove suplentes. Foi criado com o objetivo de orientar a política educacional do Estado. Sua tarefa fundamental é regulamentar as bases e diretrizes emanadas do Conselho Nacional de Educação e ordenar o Sistema de Ensino, em diversos níveis.

União em torno da Educação
O presidente do Conselho da Educação, Oscar Alves, elogiou a escolha de machado e Kresteniuk para o posto. “Vocês são bem-vindos. Tenho a certeza de que farão um ótimo trabalho aqui”, comentou. O representante da Undime/Pr (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná), Dirceu Ruaro, também destacou a escolha. “Os secretários e prefeitos do Paraná estão unidos em torno de uma mesma causa e ganham mais força com a vinda de vocês”, disse.Jacir Machado afirmou que se sente honrado com a escolha e esclareceu que o foco do seu trabalho será a educação básica, que é atribuição das prefeituras.

Ele foi um dos responsáveis pela implantação dos Planos Municipais de Educação nas cidades do Paraná, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e o Governo Federal. “A necessidade de os municípios implantarem os PMEs torna urgente debatermos muito este tema”, avaliou.José Kresteniuk também destacou a relevância dos PMEs para as cidades do Estado. “Os Planos são um desafio grande porque os recursos são escassos no momento difícil que o Brasil atravessa”, comentou. “Estou aqui para colaborar na medida do possível para ajudar nossas prefeituras”.

Metas
Entre suas metas, os dois conselheiros pretendem contribuir para a organização, funcionamento e o aperfeiçoamento da educação nos diferentes níveis e modalidades de ensino do Paraná; trabalhar para que as diretrizes e metas definidas no Plano Nacional de Educação, Plano Estadual de Educação e nos Planos Municipais de Educação para os próximos dez anos sejam atingidas. Assim, eles pretendem defender o direito à educação básica com qualidade, além do  acesso, a permanência e a universalização do ensino obrigatório, com a redução das   desigualdades educacionais e a  valorização dos profissionais da área.

Outro objetivo é contribuir para melhorar a cooperação entre os sistemas de ensino, Estado e municípios, buscando uma solução satisfatória na parceria do transporte escolar, com o Estado assumindo as despesas do transporte de sua rede de ensino. Machado e Kresteniuk pretendem ainda participar de seminários, debates e audiências públicas, em parceria com as associações regionais do Paraná, sobre a execução dos Planos Municipais de Educação, com a coordenação da AMP.

Fonte: Assessoria de Comunicação AMP

Deixe seu comentário