Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Rede municipal mobiliza alunos para combater o mosquito Aedes aegypti

22/02/2016

Imagem notícia
O combate contra Aedes aegypti ganhou um reforço especial nesta sexta-feira (19). O Ministério da Educação propôs às escolas municipais e estaduais, um dia dedicado ao enfrentamento do mosquito. A Secretaria Municipal de Educação, entendendo a importância da iniciativa, orientou todas as suas escolas a executarem atividades diferenciadas com as crianças.A equipe pedagógica da Secretaria, elaborou uma proposta de trabalho para ser aplicada em sala de aula com os alunos, respeitando a faixa etária de cada turma.

 “Elaboramos um plano de atividades que correspondesse com a compreensão de todas as crianças. Dessa forma, conseguimos fazer com que o trabalho tenha a resolutividade esperada. Encaminhamos a proposta e as orientações para todas as nossas unidades para serem colocadas em prática agregando a realidade de cada comunidade”, conta a secretária de Educação, Cláudia Helena Squarcini.Além das atividades práticas, as professoras apresentaram o tema aos alunos e o trabalharam teoricamente, com apoio de materiais impressos, audiovisuais e rodas de conversa.

A ideia foi dar subsídios para as crianças executarem as propostas centrais da ação. “Pensamos em trazer o tema para ser trabalhado em sala de aula, mas envolver as crianças de maneira direta no combate do mosquito.

 Esse envolvimento traz a sensação de pertencimento e de responsabilidade sobre sua comunidade e fica gravado por mais tempo na cabeça dos alunos”, conta Cláudia.Nesse sentido, os alunos da educação infantil até o 2º ano do ensino fundamental, ficaram responsáveis por produzirem desenhos para serem fixados em um painel no pátio da escola. Já os alunos do 3º ano, ficaram responsáveis por criarem um bilhete especial aos pais, orientando e alertando sobre a importância dos cuidados com o quintal.

Enquanto as crianças do 4º e 5º ano, produziram um panfleto e foram às ruas distribuir para a comunidade.A Escola Doutor Ângelo Moreira da Fonseca, localizada próxima à área onde existe a maior concentração de casos confirmados e notificados de dengue – o Posto Central -, realizou todo o trabalho proposto e já vinha trabalhando com os alunos o tema desde a semana passada. “É extremamente importante envolver os alunos nesta realidade. Antes mesmo de recebermos a proposta, já estávamos trabalhando o tema com as crianças e os alertando sobre a necessidade da prevenção.

Além disso, estamos com uma parceria com o Posto de Saúde para realizarmos uma ação diferenciada dentro da escola no início do próximo mês debatendo este assunto”, conta a diretora, Rosangela Bragatto.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário