Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Quatro postos de saúde de Umuarama atendem até as 18h

06/11/2015

Imagem notícia
Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ser atendidos nas UBSs do Vitória Régia, Jardim Lisboa, Primeiro de Maio e no Posto de Saúde Central


Desde a última terça-feira (3), a Prefeitura de Umuarama adotou horário diferenciado para alguns de seus setores. Na maioria das secretarias e divisões, o expediente foi alterado (funcionando das 7h30 às 13h30), mesmo assim garantindo atendimento normal à população, em suas diversas necessidades.

Na Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Central Farmacêutica, CTA/SAE, Rede de Frios e Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Ambiental, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro de Referência Materno e Infantil, o horário de funcionamento tem sido das 7h às 13h.

As unidades básicas de saúde (UBSs) e equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) do Posto de Saúde Central (próximo à Delegacia de Polícia Civil), do Jardim Vitória Régia, Jardim Lisboa e do Parque 1º de Maio estão atendendo das 7h às 18h. Apenas os demais postos de saúde têm fechado às 13h. Porém, ao encontrarem o posto de saúde do seu bairro fechado após as 13h, muitas pessoas têm procurado o Pronto Atendimento, aumentando sensivelmente o fluxo de pacientes naquele local.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Alberto Haiduk, alerta que essas quatro unidades (Posto de Saúde Central e UBSs do Vitória Régia, Jardim Lisboa e 1º de Maio) permanecem atendendo em horário estendido e podem ser procuradas pelos usuários, caso não haja possibilidade de aguardar até o dia seguinte, para o atendimento no posto de saúde do seu próprio bairro. “Distribuímos esse atendimento estendido – até as 18h – em unidades localizadas em pontos estratégicos da cidade, para um acesso mais facilitado à população”, explicou.

A coordenadora do Pronto Atendimento, Rosângela Nunes de Souza, lembra que a unidade é destinada aos casos de urgência e emergência, encaminhados pelas unidades básicas de saúde, e também para crises compulsivas, hemorragias, cólicas renais, parada cardiorrespiratória, intoxicação, febre alta (acima de 38º), infarto, desmaios, crise asmática, queimaduras de grande porte e diabetes descompensada.

“A média no PA é de 160 a 180 atendimentos por dia. Em apenas três dias em que a Prefeitura alterou o horário de expediente dos postos, percebemos que este movimento aumentou quase 10%, justamente no período vespertino, em que os postos já encerraram seus atendimentos”, detalhou. Após as 13h, se o paciente não pode esperar pelo atendimento no dia seguinte, no posto do seu bairro, ele deve procurar um dos quatro postos que atendem até as 18h. O PA é apenas para os casos de urgência e emergência”, reforçou Rosângela.

O Pronto Atendimento manteve o horário de costume, das 7h às 23h. O Centro de Especialidades Médicas (CEM) atende das 7h às 17h e a Unidade Radiológica, das 7h às 12h e das 14h às 17h.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário