Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Qualificação é o caminho para o crescimento profissional

27/11/2015

Imagem notícia
A transformação industrial que Umuarama precisa experimentar passa por diversas etapas, que incluem melhorias na infraestrutura e logística, espaços adequados, incentivos municipais e mão de obra qualificada, entre outras. Dentro das restrições financeiras impostas pelo momento e da falta de estímulos e apoio do governo federal, o município tem feito o possível para criar um cenário favorável à atração de indústrias dos mais diferentes segmentos.  Neste quadro, o apoio de instituições voltadas à educação profissional tem criado boas perspectivas.

A análise é do secretário municipal de Indústria e Comércio, Rômulo Jonas Rauen, que defende um trabalho conjunto entre o município e as instituições, para qualificar mão de obra e responder à demanda que pode ser aberta com a instalação de novos empreendimentos. “Umuarama conta hoje com várias opções de qualificação profissional. Tanto em parceria com entidades assistenciais, para geração de renda com atividades caseiras, quanto na preparação de profissionais para um mercado de trabalho mais exigente, temos várias opções”, definiu.

Um exemplo são os cursos técnicos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que tem matrículas abertas em várias áreas. “O Senai construiu um prédio com mais de 2.200 m² de instalações voltadas à educação profissional. A estrutura conta com equipamentos de ponta, que podem preparar os alunos para disputar vagas e atuar em um mercado cada vez mais competitivo”, afirmou Rômulo Rauen.

Entre os cursos disponíveis, há vagas para automação industrial, edificações, eletrotécnica e eletromecânica (com duração de dois anos) e qualidade (um ano). As mensalidades variam de R$ 295,00 a R$ 415,00 com a possibilidade de descontos para grupos fechados – funcionários de uma mesma empresa, por exemplo.

São ofertadas 35 vagas em cada curso totalizando 175 vagas em cursos técnicos. As matrículas estão abertas até 2 de fevereiro por ordem de chegada, diretamente na sem (sem taxa). O único pré-requisito é estar cursando ou ter concluído o ensino médio. O Senai fica na rua Capital da Amizade, 2635, no Jardim Colibri, e o telefone para maiores informações é o 3639-1220. Há ainda desconto de 40% para trabalhadores da indústria ou dependentes que não concluíram o Ensino Médio e querem realizar um curso técnico, ao realizar a matrícula na EJA (Educação de Jovens e Adultos) EaD Sesi.

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é outra instituição que também atua na qualificação de mão de obra em diversas áreas, e de forma gratuita. Localizada na rodovia PR-323, próximo ao Parque Industrial 3, a instituição oferece as seguintes opções de cursos técnicos presenciais: Informática (integrado), Agronegócio, Desenho de Construção Civil, Design de Móveis, Informática e Química (integrado). Outra opção é o curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Há ainda os cursos técnicos a distância de Agente Comunitário de Saúde, Eventos, Logística, Meio Ambiente, Reabilitação de Dependentes Químicos, Segurança do Trabalho e Transações Imobiliárias, além de vários projetos de extensão acadêmica. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3361-6200 ou no site http://umuarama.ifpr.edu.br. “Também temos opções de qualificação no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), no Sebrae – mais voltada ao empreendedorismo – e nas demais unidades de ensino superior que atuam em Umuarama, entre as quais a Universidade Paranaense (Unipar), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e várias instituições privadas”, acrescentou o secretário.

Para quem deseja se preparar e melhorar suas chances no mercado de trabalho, opções é que não faltam, na visão do prefeito Moacir Silva. “Temos feito um grande esforço para que as empresas voltem seus olhos para Umuarama. Porém, o jovem precisa entender a importância de investir em si mesmo, buscar qualificação e se tornar um trabalhador capacitado para vencer a concorrência. Assim ele terá melhores condições de crescer e se desenvolver, profissionalmente, conquistando mais qualidade de vida e realizando seus sonhos”, atestou.

Ao mesmo tempo, no entender do prefeito, “esta mão de obra mais especializada ajudará o município a atrair empresas avançadas, em termos de inovação e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e região. É um trabalho em que todos só têm a ganhar”, completou Moacir Silva. “Alguns desses cursos oferecem as chamadas profissões do futuro, que abrem portas e grandes possibilidades de carreira para os alunos”, encerrou.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário