Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Qualificação aumenta chances de conseguir emprego e crescer na profissão

11/02/2016

Imagem notícia
A falta de qualificação tem dificultado as contratações pelo mercado de trabalho, apesar de Umuarama se destacar na geração de empregos

Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, as empresas de Umuarama admitiram 13.824 pessoas no ano passado. Cerca de 15% dessas vagas foram preenchidas por meio de encaminhamentos da Agência do Trabalhador. Embora o sistema público de emprego tenha disponibilizado 3.782 vagas no período, apenas 1.961 pessoas foram contratadas. Nos 12 meses de 2015 a agência realizou 28.815 encaminhamentos para pessoas que procuravam colocação no mercado de trabalho.

Umuarama ocupa posição de destaque na geração de empregos – foi a 8ª cidade do Estado em intermediação de mão de obra por meio de sua agência, no ano passado, e a 5ª cidade a ofertar o maior número de oportunidades de emprego. “Apesar desse cenário positivo, num momento em que o país enfrenta uma crise econômica de grandes proporções, muitos umuaramenses deixam de ser contratados por falta de qualificação”, afirma o secretário municipal de Indústria e Comércio, Rômulo Jonas Rauen.

Através de convênios com instituições voltadas à formação profissional, a Prefeitura de Umuarama oferece algumas oportunidades de cursos profissionalizantes, priorizando famílias com menor poder aquisitivo. “É uma forma de estimular o aumento da renda e a melhoria da qualidade de vida dessas famílias. Mas quem se preocupa com o futuro, com uma carreira profissional, deve se preparar para atender às exigências do mercado, investir em qualificação e buscar uma formação técnica”, recomenda o secretário.

Com a evolução dos sistemas de produção, as empresas estão se tornando cada vez mais seletivas e exigentes. “Explicamos aos candidatos que os encaminhamentos e as contratações ocorrem de acordo com o perfil buscado pela empresa. Por isso, fazemos várias tentativas até que alguém se encaixe nos requisitos que os interessados procuram”, acrescenta o gerente da Agência do Trabalhador, Vanderlei Priori. Ele lembra que nem todas as vagas ofertadas no sistema são preenchidas por falta de interesse dos candidatos ou por nenhum deles se enquadrar aos critérios e necessidades do empregador.

O secretário reforça que quem sonha com um futuro melhor deve se preparar. “Seja para atuar em empresas de Umuarama ou outras regiões, o trabalhador qualificado tem mais oportunidades, tem o seu trabalho valorizado e não fica parado”, avalia. Se a situação atual não é propícia para conseguir um emprego, o momento é de se preparar, fazer cursos, qualificar a mão de obra e até aprender uma nova profissão. “Em algum momento a crise vai passar. Já enfrentamos outras piores e o país se levantou. E quando isso acontecer, os trabalhadores mais qualificados terão preferência nas contratações”, completou.

As opções de formação técnica em Umuarama são várias. A cidade conta com diversos cursos tecnológicos nas instituições de ensino superior e cursos técnicos em estabelecimentos privados. “Há muitas vantagens em buscar qualificação. Realizando cursos técnicos o trabalhador tem mais chances de conseguir emprego, de garantir a permanência na empresa – caso esteja trabalhando –, melhorar a sua renda e principalmente o seu currículo, para oportunidades futuras. Não apenas em Umuarama, mas em qualquer parte do país”, afirma o gerente do Centro de Formação Profissional do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Jolcir Eliseu Brum Oliveira.

O Senai é uma das instituições que oferece cursos técnicos nas áreas de automação industrial, eletromecânica, eletrotécnica, técnico em qualidade e edificações. São cursos rápidos – entre um ano e meio e dois anos de duração – com inscrições abertas e aulas no período noturno, de segunda a quinta-feira. “Além de utilizar equipamentos de ponta, com grandes investimentos em plantas didáticas, tecnologia e materiais, os cursos são transversais – ou seja, formam profissionais que podem atuar em áreas diversas, além da formação específica”, informou Oliveira.“O curso de técnico em edificações é o único de Umuarama que concede registro no Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e qualifica os alunos a assinar projetos de até 80m²”, acrescentou. O setor é um dos que mais contrata trabalhadores na cidade, pois há anos Umuarama vem se destacando na construção civil. “Desde 2010, o número de edificações só aumenta. No ano passado, por exemplo, a Prefeitura aprovou 311 mil m² de projetos para obras. Em 2014 o desempenho foi ainda maior, com 343 mil m², recorde na história do município”, lembrou o secretário Rômulo Rauen.

Outras instituições do Sistema S também oferecem cursos de qualificação que podem abrir portas para os profissionais. É o caso do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e do Sebrae, no caso de empreendedores.

Mais uma vez, a Agência do Trabalhador de Umuarama iniciou o ano com demanda expressiva de vagas. Somente na área da saúde havia em janeiro 196 oportunidades. Nesta sexta-feira, o sistema apontava 234 opções nas mais diversas áreas e qualificações, como auxiliar de produção, chefe de confeitaria, auxiliar administrativo, gerente comercial, motorista de caminhão, técnico de enfermagem e veterinário, entre outras. As vagas podem ser consultadas no endereço www.trabalho.pr.gov.br/sets/agencia/ selecionando a opção 'Agência Umuarama'.
“As oportunidades estão aí e vão aumentar nos próximos meses, a medida que o país for superando as dificuldades. O trabalhador mais qualificado poderá escolher onde trabalhar, então ninguém pode perder tempo”, finalizou o secretário da Indústria e Comércio de Umuarama.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário