Pronto Atendimento realizou cerca de 200 consultas por dia em abril
09/05/2016

Com 23 postos de saúde, além de um Centro de Especialidades Médicas (CEM), um Centro Materno Infantil e um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), os serviços públicos na área de saúde de Umuarama ainda contam com uma estrutura específica para casos de urgência e emergência, o conhecido Pronto Atendimento.
O local que funciona das 7h às 23h, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, é um setor fundamental para um atendimento adequado aos usuários. Isto porque, ele é responsável por receber casos que não competem às unidades básicas de saúde atender, ou seja, o Pronto Atendimento concentra situações mais graves que demandam de uma atenção e estrutura diferenciadas.
Além da demanda espontânea que chega até o local, o PA trabalha de maneira conjunta com os postos de saúde recebendo pacientes que apresentam necessidades específicas de atendimento e são encaminhados pelas equipes das UBS.
A atuação do Pronto Atendimento é de suma importância para a qualidade do sistema de saúde no Município. Para se ter uma ideia, de janeiro até abril deste ano, o setor já realizou 21.672 consultas, o que equivale a uma média mensal de 5.418 atendimentos e um fluxo de 180 pessoas diariamente.
FUNCIONAMENTO
A estrutura é responsável por atender casos de urgência e emergência, como crises compulsivas, hemorragias, cólicas renais, parada cardiorrespiratória, intoxicação, febre alta (+ 38,5º), infarto, desmaio, crise asmática, queimaduras de grande porte e diabetes descompensada.
No entanto, o atendimento para estas situações prioritárias são muitas vezes prejudicadas pela alta procura de usuários que não se enquadram aos critérios estabelecidos pelo setor. “O Pronto Atendimento muitas vezes é visto por uma parte da população como um 'postão' que atende em horário estendido.
Porém, essa não é sua atribuição. Precisamos da compreensão da população em entender que há unidades básicas de saúde próximas de suas casas e que são responsáveis por esses atendimentos eletivos”, destaca o secretário de Saúde, Luiz Haiduk.
Dessa forma, para organizar e agilizar o atendimento e o fluxo de usuários no local, a Secretaria de Saúde implantou a metodologia de triagem nos casos que chegam ao Pronto Atendimento. A ideia do método é que o paciente seja avaliado por um enfermeiro assim que chega ao local e com base nessa pré-consulta, a equipe realiza os encaminhamentos necessários, seja para consulta na estrutura ou o reencaminhamento para a UBS.
“Se a situação não se enquadra com o atendimento prestado pelo P.A o usuário é orientado a procurar uma unidade básica de saúde”, explica Haiduk.Outra estratégia organizacional já aprovada pela Secretaria de Saúde começará a ser colocada em prática em breve. Trata-se do “protocolo de classificação de risco”, que já é utilizado em grandes centros de atendimentos. Segundo o coordenador do PA, Washington Rogério de Sousa, o método classificará a prioridade de atendimentos conforme a situação de cada paciente. “Serão cinco níveis de risco e cada paciente será avaliado e enquadrado em um deles.
Para cada nível haverá um tempo estimado de atendimento, sendo que o último nível, se refere a pessoas que serão reencaminhadas para a UBS. Esse método priorizará os casos conforme sua gravidade”, explica.A administração municipal é integralmente responsável pela manutenção financeira do PA e não recebe recursos federais nem para a execução dos serviços e nem para a folha de pagamento dos funcionários.
Ao todo, três equipes se dividem em três turnos de trabalho, com apoio de dois médicos clínicos gerais e um pediatra em cada grupo.
NÚMEROS
Em abril, o Pronto Atendimento realizou 5.928 consultas, o que resultou em um fluxo diário de quase 200 pessoas sendo atendidas pelos médicos do local. O número é expressivo e comprova o esforço do setor em abranger toda a demanda que recebe.
Deste número, 4.157 pacientes foram medicados e apenas 88 tiveram que ser encaminhados para o hospital. A equipe ainda realizou 439 curativos, 174 suturas, 13 sondagens e 10 lavagens ocular.
O local que funciona das 7h às 23h, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, é um setor fundamental para um atendimento adequado aos usuários. Isto porque, ele é responsável por receber casos que não competem às unidades básicas de saúde atender, ou seja, o Pronto Atendimento concentra situações mais graves que demandam de uma atenção e estrutura diferenciadas.
Além da demanda espontânea que chega até o local, o PA trabalha de maneira conjunta com os postos de saúde recebendo pacientes que apresentam necessidades específicas de atendimento e são encaminhados pelas equipes das UBS.
A atuação do Pronto Atendimento é de suma importância para a qualidade do sistema de saúde no Município. Para se ter uma ideia, de janeiro até abril deste ano, o setor já realizou 21.672 consultas, o que equivale a uma média mensal de 5.418 atendimentos e um fluxo de 180 pessoas diariamente.
FUNCIONAMENTO
A estrutura é responsável por atender casos de urgência e emergência, como crises compulsivas, hemorragias, cólicas renais, parada cardiorrespiratória, intoxicação, febre alta (+ 38,5º), infarto, desmaio, crise asmática, queimaduras de grande porte e diabetes descompensada.
No entanto, o atendimento para estas situações prioritárias são muitas vezes prejudicadas pela alta procura de usuários que não se enquadram aos critérios estabelecidos pelo setor. “O Pronto Atendimento muitas vezes é visto por uma parte da população como um 'postão' que atende em horário estendido.
Porém, essa não é sua atribuição. Precisamos da compreensão da população em entender que há unidades básicas de saúde próximas de suas casas e que são responsáveis por esses atendimentos eletivos”, destaca o secretário de Saúde, Luiz Haiduk.
Dessa forma, para organizar e agilizar o atendimento e o fluxo de usuários no local, a Secretaria de Saúde implantou a metodologia de triagem nos casos que chegam ao Pronto Atendimento. A ideia do método é que o paciente seja avaliado por um enfermeiro assim que chega ao local e com base nessa pré-consulta, a equipe realiza os encaminhamentos necessários, seja para consulta na estrutura ou o reencaminhamento para a UBS.
“Se a situação não se enquadra com o atendimento prestado pelo P.A o usuário é orientado a procurar uma unidade básica de saúde”, explica Haiduk.Outra estratégia organizacional já aprovada pela Secretaria de Saúde começará a ser colocada em prática em breve. Trata-se do “protocolo de classificação de risco”, que já é utilizado em grandes centros de atendimentos. Segundo o coordenador do PA, Washington Rogério de Sousa, o método classificará a prioridade de atendimentos conforme a situação de cada paciente. “Serão cinco níveis de risco e cada paciente será avaliado e enquadrado em um deles.
Para cada nível haverá um tempo estimado de atendimento, sendo que o último nível, se refere a pessoas que serão reencaminhadas para a UBS. Esse método priorizará os casos conforme sua gravidade”, explica.A administração municipal é integralmente responsável pela manutenção financeira do PA e não recebe recursos federais nem para a execução dos serviços e nem para a folha de pagamento dos funcionários.
Ao todo, três equipes se dividem em três turnos de trabalho, com apoio de dois médicos clínicos gerais e um pediatra em cada grupo.
NÚMEROS
Em abril, o Pronto Atendimento realizou 5.928 consultas, o que resultou em um fluxo diário de quase 200 pessoas sendo atendidas pelos médicos do local. O número é expressivo e comprova o esforço do setor em abranger toda a demanda que recebe.
Deste número, 4.157 pacientes foram medicados e apenas 88 tiveram que ser encaminhados para o hospital. A equipe ainda realizou 439 curativos, 174 suturas, 13 sondagens e 10 lavagens ocular.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama