Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Pronto Atendimento já realizou mais de 40 mil atendimentos neste ano

06/09/2016

Imagem notícia
O Pronto Atendimento (PA) de Umuarama realizou 5.515 consultas médicas só neste último mês de agosto. No acumulado de oito meses, foram 43.415 consultas, sendo que dessas, 2.267 foram pacientes de outras cidades. Para o prefeito Moacir Silva, que recebe os relatórios encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde, mensalmente, os números revelam a demanda expressiva na área da Saúde e permitem uma noção dos investimentos necessários para atendê-la a contento.

"Desde sempre, na nossa gestão, o setor da Saúde é o que mais recebe recursos da administração municipal, incluindo transferências do Sistema Único de Saúde (SUS) e significativa contrapartida da Prefeitura - sem a qual seria impossível que os serviços funcionassem”, afirmou.
Além das consultas médicas o PA também presta outros serviços em casos emergenciais, como  por exemplo, suturas, curativos, retirada de pontos, sondagens e lavagem ocular.

Os casos que exigem procedimentos mais complexos - cerca de 6,5% - são encaminhados aos hospitais de plantão. "É importante lembrar que o Pronto Atendimento Municipal só deve ser procurado em casos de urgência e emergência, como crises compulsivas, hemorragias, cólicas renais, parada cardiorrespiratória, intoxicação, febre alta, infarto, desmaio, crise asmática, queimaduras e diabetes descompensada", reforçou o secretário de Saúde Luiz Haiduk informando que muitas vezes, as situações prioritárias acaba prejudicada pela procura de usuários que não se enquadram nos critérios estabelecidos para o atendimento naquela unidade.

 “É sempre bom ressaltar que os usuários devem procurar inicialmente os postos de saúde próximos às suas casas, eles é que são responsáveis pelo atendimento eletivo, não o PA. Essa compreensão da população é fundamental para atendermos a todos com excelência", concluiu o secretário.
Segundo aponta o relatório de atendimentos do Pronto Atendimento Municipal, as maiores demandas são de usuários do Posto de Saúde do Guarani, seguido pelas unidades do San Remo, Cidade Alta e Vitória Régia. O menor volume continua sendo nos distritos. 

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário