Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Pronto Atendimento fecha outubro com 5.314 atendimentos

16/11/2015

Imagem notícia
O Pronto Atendimento de Umuarama fechou mais um mês mantendo a média de fluxo no local. Segundo o balanço mensal da Secretaria Municipal de Saúde, a equipe do PA atendeu 5.314 pessoas ao longo de outubro. Este número é o quarto maior do ano e a estimativa é de que em novembro, o índice tenha uma elevação ainda maior devido a alta procura da população, uma vez que está havendo confusão dos usuários devido aos novos horários de atendimento das unidades básicas de saúde.

A Secretaria de Saúde orienta que devido ao horário diferenciado das UBS, os pacientes que necessitarem de atendimento médico e que não se enquadram em casos de urgência e emergência, devem procurar os quatro postos de saúde que foram escolhidos estrategicamente pela equipe para atender a população no período da tarde. “As equipes destas unidades estão preparadas para atender a demanda excedente dos usuários de outros bairros. A sobrecarga de procura no Pronto Atendimento dificulta de maneira muito sério o atendimento dos casos de urgência e emergência”, destaca o secretário de Saúde, Luiz Haiduk.

Dessa forma, a Unidade de Saúde Central está atendendo os usuários do Conjunto 26 de Junho, Ouro Branco, Bem Estar e dos distritos; a UBS do Jardim Vitória Régia está responsável por atender os moradores da Cohapar I, San Remo, Industrial e Sonho Meu; a UBS do Jardim Lisboa atende os usuários do Jardim Cruzeiro, Panorama, Dom Bosco, Cohapar II e Centro de Saúde Escola; enquanto o posto do 1º de Maio atende Guarani, Anchieta e Parque Jabuticabeiras.

Estas unidades estão atendendo normalmente das 7h às 18h, enquanto as demais fecham às 13h.

Já o Pronto Atendimento, funciona conforme horário de costume, das 7h às 23h, todos os dias da semana sem pausa em feriados e final de semana. Mesmo com a alta demanda, o PA tem tido um índice de resolutividade significativo, encaminhando em outubro, apenas 5,2% dos pacientes atendidos ao hospital. 

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário