Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Projeto social com apoio da Prefeitura premia destaque das escolinhas de futsal

15/12/2015

Imagem notícia
Os alunos atletas que mais se destacaram nos núcleos do projeto ‘Transformando vidas através do esporte’, realizado em conjunto entre a Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação, Esporte e Lazer, e a Associação de Futebol de Salão de Umuarama (Afsu), foram homenageados durante cerimônia na manhã desta segunda-feira, 14, no auditório do Hotel Cauiá. Os atletas com melhor desempenho foram premiados com troféus e quem conseguiu aliar boa performance nas escolinhas e boas notas no colégio também ganhou uma bicicleta.

O projeto atende em torno de 600 crianças no horário de contraturno escolar, em oito núcleos – sete em Umuarama e um em Douradina – que recebem uniformes e treinamento periódico com profissionais ao longo do ano. A iniciativa une esporte e educação, pois para participar as crianças precisam estar matriculadas na rede de ensino do município ou do Estado e, além disso, conseguir boas notas. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Afsu, Edivanilson Lopes.

O prefeito Moacir Silva foi representado pelo secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Gestão Integrada, Antônio Carlos Favaro. “Este projeto é muito importante, porque une esporte e educação, proporcionando um crescimento mais saudável às nossas crianças e jovens. O município participa com parte dos recursos para contratação dos instrutores e demais despesas do projeto e é muito gratificante ver surgir novos talentos a cada ano de parceria”, afirmou o secretário.

Favaro também agradeceu o apoio de empresas patrocinadoras e do governo do Estado, através do Núcleo Regional de Educação, e reforçou que o esporte é uma atividade saudável. “Pelo projeto, os atletas desenvolvem a habilidade no futsal e se dedicam mais na escola, para tirar boas notas. Todos os envolvidos estão de parabéns e a administração pretende continuar apoiando essa iniciativa, que tem a aprovação do prefeito Moacir Silva”, encerrou.

O secretário de Esporte e Lazer, Jeferson Ferreira, contou que participou de um projeto semelhante na sua infância que foi decisivo para os caminhos que escolheu ao longo da vida. Orientou as crianças a darem o seu melhor nos treinamentos, na escola e em suas casas, e que os pais devem apoiar os filhos que encontram sua vocação no esporte. “Estimulem seus filhos a praticar atividades esportivas desde cedo porque a vida no esporte é muito melhor do que na rua, ou em casa sem fazer nada. O futuro vai ser muito melhor”, emendou.

O vereador Hemerson Yokota falou em nome da Câmara Municipal, que também apoia o projeto. “Enquanto estão nas escolinhas de futsal, os pais sabem que os filhos estão bem”, afirmou.

O presidente da Afsu agradeceu aos parceiros, à Prefeitura – cujo apoio viabiliza o projeto – e lembrou que muitas revelações do futsal profissional surgiram nas escolinhas do Bom de Nota, Bom de Bola. “Era um sonho premiar esses garotos e garotas, e agora podemos realizar. Os resultados são muito positivos nesses 12 anos do projeto e a intenção é continuar”, afirmou, agradecendo em especial ao prefeito Moacir Silva, ao deputado estadual Fernando Scanavaca e ao federal Zeca Dirceu, bem como ao secretário de Esporte e Lazer e à secretária municipal de Educação, Cláudia Helena Squarcini.

E se depender do prefeito, o projeto terá continuidade. O incentivo ao esporte é prioridade nesta administração, pois é encarado como alternativa que pode fazer a diferença no desenvolvimento das crianças e adolescentes. “O esporte afasta as crianças e os jovens das ruas, das drogas e das más companhias. Além do fator competição e do descobrimento de talentos, incentivar as práticas esportivas é uma forma de contribuir para uma juventude mais sadia”, destacou.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário