Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Projeto-piloto de combate às drogas no Mato Grosso do Sul é ampliado este ano

09/03/2016

Imagem notícia
Desencorajar a iniciação criminal de adolescentes é a proposta de um projeto-piloto que teve início no Município de Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Um ano depois de seu lançamento, o Diga Não ao Crime será ampliado para escolas de cidades que fazem fronteira com o Paraguai.Como a Confederação Nacional de Municípios (CNM) vem alertando nos últimos anos, a área fronteiriça brasileira está desguarnecida. Isso favorece não apenas o tráfico de entorpecentes como também seu uso por parte dos jovens da região.De autoria do jornalista e assessor de comunicação social do Departamento de Operações de Fronteia (DOF), Julio Arguelho, o projeto faz um trabalho de conscientização dos adolescentes dessas áreas por meio de palestras e materiais informativos.

Segundo Arguelho, em 2015 foram atendidos aproximadamente 1.500 alunos.Este ano, o programa Diga Não ao Crime terá um caráter ainda mais social e deverá ampliar sua área de atendimento à comunidade. Serão realizadas palestras motivacionais, bem como uma demonstração de impacto.

O material de apoio conta com vídeos, fotos e dados sobre o envolvimento de jovens no tráfico de drogas nas fronteiras de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e com a Bolívia.

Orientações aos gestores
O idealizador afirma que pretende levar a palestra para alunos de escolas estaduais, municipais e particulares, igrejas e associações de bairro, para chegar principalmente aos adolescentes com idade entre 13 e 17 anos.

Os 51 Municípios do Mato Grosso do Sul, localizados na faixa de fronteira, podem solicitar a palestra para escolas e outras instituições. 

Para participar do projeto acesse site DOF 

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário