Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Projeto Mini Chef divulga alimentação saudável e supera as expectativas

13/05/2016

Imagem notícia
Superou as expectativas o início do Projeto Mini Chef, voltado à educação alimentar de crianças em idade escolar. Iniciativa da Divisão de Segurança Alimentar da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Umuarama, em parceria com o Serviço Social do Comércio, o piloto foi lançado nesta quinta-feira, 12, e envolveu cerca de 50 crianças de 4 a 6 anos que estudam na escolinha do Sesc, na parte da manhã. Na próxima semana, será a vez das crianças da tarde.

A partir do ano que vem, o projeto deve ser estendido a toda a rede pública municipal.O objetivo do projeto é orientar os pequenos para o preparo de pratos saudáveis, adicionando ingredientes naturais à dieta do dia a dia. A nutricionista Dirlene Pereira Lima, do Banco de Alimentos de Umuarama, disse que a ideia já vinha sendo gestada há meses. “Faltava uma parceria para colocá-la em prática. Foi quando surgiu o Sesc.

E a primeira impressão foi ótima, com o interesse e a participação demonstrada pelas crianças. Elas conheceram os ingredientes, ajudaram a preparar os alimentos e depois saborearam tudo”, afirmou.Para a nutricionista, envolver as crianças no preparo facilita convencê-las a aceitar melhor os alimentos naturais. “Nesta fase, até os 6 anos, elas adquirem muitos hábitos e formam conceitos sobre vários aspectos. Nada melhor do que incluir a alimentação saudável na sua rotina, para que elas possam levar esta preocupação para a vida toda”, acrescentou a coordenadora Lourdes de Fátima Scapin Ferreira, que representou o Sesc na parceria.

O projeto continuará ao longo do ano, com práticas mensais e o envolvimento das famílias através de tarefas de casa. “A educação em saúde faz parte do currículo escolar aqui no Sesc e envolve, entre outros temas, a alimentação saudável. Acompanhamos o desenvolvimento das crianças, a altura, o peso, e as oficinas ajudam a propagar o gosto pelos alimentos naturais. Nas férias eles terão a tarefa de pesquisas e fazer receitas de alimentos naturais, como sucos, lanches e pratos”, informou Lourdes.

Depois, as receitas serão levadas para a escola e ao final do ano, farão parte de um livro com as fotos e os nomes dos alunos – que poderão levá-los para casa. “O objetivo é que as crianças se familiarizem com as comidas naturais e saudáveis e as adicionem ao seu dia a dia. O ganho para a saúde é significativo, se compararmos esses alimentos aos industrializados, repletos de sal, açúcar e gorduras”, completou Dirlene Lima.

A iniciativa contou com apoio de estagiários da Unipar (Universidade Paranaense). As crianças trabalharam com uma série de alimentos – como frutas, legumes, pães e bolachas, manipulados e preparados com a participação delas mesmas.

Elas fizeram sucos, pão de batata, hambúrguer de soja com abobrinha e beterraba, maionese saudável, catchup caseiro e bolachinhas enriquecidas com aveia, entre outros alimentos balanceados e nutritivos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário