Programa de residência médica forma seis profissionais em Umuarama
22/02/2016

Nesta quarta-feira (17), seis dos 16 médicos residentes nos hospitais de Umuarama, foram diplomados. O programa de residência médica, iniciado em 2014, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, hospitais Cemil, Norospar e Nossa Senhora Aparecida e Universidade Paranaense (Unipar).
Se trata de uma exigência do Ministério da Educação para que o curso de Medicina seja implantado em Umuarama. Foram realizados dois processos seletivos, e essa foi a primeira turma a se formar. Os médicos estavam distribuídos em três duplas nas especialidades de Pediatria (Norospar), Clínica Médica (Cemil) e Cirurgia Geral (Nossa Senhora Aparecida), para o atendimento aos pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O programa, que ofertou bolsa de estudos aos alunos - sendo quatro pelo Governo Federal e duas pela Unipar - também contempla seminários e aulas teóricas com professores da própria universidade, e preceptores médicos, responsáveis pelo acompanhamento da parte prática da residência. Ao todo, 30 médicos contratados estiveram envolvidos neste programa.
Para a diretora do Instituto Superior de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde da Unipar, Irinéia Paulina Baretta, os programas de residência proporcionam uma mudança no perfil do corpo clínico, gerando mais integração e resolutividade. "Muitos médicos preceptores das residências relataram que a procura pelos seus serviços triplicou pelo fato de estarem vinculados a uma instituição de ensino. Os benefícios são inúmeros - uma oportunidade incrível para os residentes - e representam um marco para a saúde de Umuarama e região", destacou.
O prefeito Moacir Silva também prestigiou a formatura, realizada em uma casa de eventos em Umuarama. Acompanhado do Secretário Municipal de Saúde, Luiz Alberto Haiduk, ele disse que Umuarama sempre foi referência médico-hospitalar e com tantos avanços na área da saúde, esse programa de residência médica aqui no município, agrega ainda mais valor ao setor. "É um momento muito importante para nós, uma referência que será levada a todos os cantos do país e, mais uma vez, a qualidade da nossa estrutura fica comprovada. Espero que isso seja consolidado com a inauguração da Uopeccan e Hospital Regional (agendada para 4 de março) e a implantação definitiva do curso de medicina aqui em Umuarama, a cidade merece essa grande conquista", concluiu o prefeito que aproveitou para parabenizar o envolvimento da Unipar e dos hospitais neste processo, demonstrando comprometimento e sensibilidade.
O reitor da Universidade Paranaense, Carlos Eduardo Garcia informou que enquanto aguardam a confirmação para a implantação do tão sonhado curso de medicina pela instituição, a Unipar e os parceiros neste processo não estão parados, seguem trabalhando como está comprovando esse programa de residência. "Estamos muito felizes e sempre com o compromisso de sermos pró-ativos na construção de uma sociedade cada vez melhor".
Medicina em Umuarama
Em julho de 2013, o governo federal lançou o Programa Mais Médicos, com o objetivo de reduzir o déficit desses profissionais no Brasil, trazendo médicos de fora do país e ampliando o número de vagas nos cursos de medicina em faculdades e universidades.
Umuarama foi uma das quatro cidades do Paraná pré-selecionadas para a implantação da graduação. A aprovação do curso de Medicina pelo Ministério da Educação foi precedida de um processo de qualificação da cidade de Umuarama, cuja estrutura na área de saúde pública foi exaustivamente avaliada por auditores do governo federal que atuam nessa esfera. O sistema de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), do Pronto Atendimento e dos hospitais conveniados ao SUS foi devidamente aprovado pelos técnicos do MEC para sustentar a implantação do curso de Medicina na cidade. No entanto, a autorização definitiva e a instituição que ofertará o curso ainda não estão definidas.
O processo ainda encontra-se tramitando, na última sessão do Tribunal de Contas da União (TCU), realizada na quarta-feira (17), novamente foi realizado pedido de vistas do processo, dessa vez pelo ministro Vital Rêgo. A informação é da Frente Nacional de Prefeitos, entidade na qual o prefeito Moacir Silva é vice-presidente para Assuntos da Pessoa Idosa. Ainda segundo a assessoria da FNP, o processo será devolvido para pauta da próxima sessão, marcada para o dia 24 de fevereiro.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama