Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Programa da Prefeitura de São Paulo consegue redução de 88% no uso de crack

28/03/2016

Imagem notícia
Cerca de 88% dos usuários de crack beneficiários do programa De Braços Abertos da Prefeitura de São Paulo afirmam ter reduzido o uso da droga. É o que revela dados de pesquisa realizada por assistentes sociais com dependentes químicos no bairro da Luz da capital paulista, região conhecida como Cracolândia.

A pesquisa também apontou que, entre os dependentes cadastrados no programa, houve uma redução de 60% na quantia da droga consumida. Em outras palavras, desde que a iniciativa foi adotada em janeiro de 2014, o consumo de pedras de crack por semana entre os beneficiários caiu de 42 para 17.

O De Braços Abertos oferece moradia em hotéis, oportunidade em frentes de trabalho e renda, além de alimentação e capacitação. O programa foi embasado à luz do conceito de redução de danos, fazendo com que os dependentes químicos deixem gradativamente o consumo de crack e outras drogas.

Redução na quantidade e intensidade
Os pesquisadores afirmam que, antes da existência da iniciativa, cerca de 16% dos beneficiários consumia de 81 a 100 pedras por semana, índice que agora é de apenas 2%. As pessoas que diziam consumir de uma a dez pedras por semana representavam 22% antes do programa. Agora, eles são 47% dos beneficiários.

A pesquisa ainda mostrou que, antes da ação, 65% dos beneficiários diziam passar o dia todo sob o efeito do crack, e 32% na metade do dia, pelo menos. Dois anos depois, apenas 5% afirmam ficar sob efeito da droga durante todo o dia. Mais de 55% dizem ficar sob o efeito do crack por pouco tempo no dia. Antes, esse número de usuários correspondia a apenas 3%.

Reinserção social
O estudo ainda demonstra que 84,7% deles estão em tratamento de saúde. O contato com a família, condição importante para a reinserção social dos usuários de drogas, foi retomado por 52,5% dos beneficiários do programa e 72,7% estão trabalhando.

Hoje, o De Braços Abertos possui 467 beneficiários ativos, sendo 36% de mulheres e 64% de homens. Entre 30 a 40 anos de idade estão 43% dos cadastrados, 31% possuem entre 51 a 55 anos. Em relação à escolaridade, cerca de 55% têm o ensino fundamental incompleto e 12% o ensino médio incompleto.

Clique aqui para ver a pesquisa na íntegra.

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário