Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Profissionais que atuarão no projeto de promoção ao lazer iniciam treinamento

25/02/2016

Imagem notícia
Os 15 profissionais selecionados pelo Processo Seletivo que atuarão no Projeto Esporte e Lazer da Cidade (PELC) em Umuarama, passaram pelo primeiro dia de treinamento antes do início dos trabalhos.

A Capital da Amizade foi uma das três cidades do Paraná a serem beneficiadas com o programa do Ministério do Esporte que visa o fortalecimento das ações de lazer por meio da destinação de recursos e apoio no aumento d
o efetivo de profissionais ligados à educação física.
Com vigência para 18 meses, o PELC contemplará a população de uma maneira geral, independente da idade e sexo.

 “Uma das exigências para recebermos o programa é estabelecermos projetos que atendam crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com limitações físicas”, destaca secretário da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), Jeferson Ferreira.

Os novos profissionais da SMEL ficarão responsáveis por executar treinamentos desportivos, oficinas culturais, eventos de grande porte e dar suporte aos vários projetos já existentes no município, como o Vida Ativa Melhor Idade. “Conseguiremos reforçar de maneira muito significativa os trabalhos voltados ao lazer e à promoção da qualidade de vida em virtude desse aumento no efetivo. Ampliaremos projetos já existentes e passaremos a ofertar novas atividades para a população”, destaca o secretário.

Com o aumento de funcionários, a equipe quase dobrou seu quadro de profissionais.
Para atender a população de maneira mais eficiente e descentralizar os projetos, o PELC será desenvolvido por dois núcleos sendo que cada um será dividido em mais dois subnúcleos. Ou seja, Umuarama terá seis pontos de atividades do PELC espelhados entre bairros e área central.

Os núcleos base serão 
no Centro da Juventude e no Ginásio do Alphavile, enquanto os subnúcleos serão o Parque Daniele, Ginásio Amário Vieira da Costa, Matriz São Francisco e Estádio Lúcio Pipino.
A expectativa é de que o PELC atenda aproximadamente 800 pessoas do Município. Entre as atividades previstas estão treinamentos de vôlei, atletismo, futsal e handebol, basquete sobre rodas e a transformação das aulas de vôlei adaptado para a terceira idade para treinos de rendimento. “A ideia é formar um time de Umuarama dentro dessa modalidade”, conta Jefinho.

Também haverão ações para a área cultural como oficinas de capoeira, pintura em tela e violão, além de três grandes eventos. Ainda segundo o secretário, a grade de ações será complementada pelas atividades já existentes no Município, como o Zumba na Praça, Pedalada Noturna e Corrida de Rua.

TREINAMENTO
Uma formadora do PELC veio de São Paulo para ministrar o treinamento com todos os funcionários da SMEL, incluindo os 15 novos profissionais e a equipe que já atua no setor. A formação será realizada até o próximo sábado (27), no auditório do Sesc.

A ideia é repassar informações importantes sobre a execução do projeto e iniciar um acompanhamento específico sobre a atuação de Umuarama. “Neste treinamento os profissionais serão orientados sobre a metodologia, objetivos e planejamento do PELC, repassando nosso plano de trabalho.

É um módulo introdutório, com foco nas diretrizes e conceitos. Após este treinamento, continuaremos o acompanhamento e retornaremos em uma nova data para avaliarmos os avanços”, destaca a formadora, Keni Tatiane Vazzoler Areias.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário