Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Prefeitura reúne moradores de Serra dos Dourados para esclarecimentos sobre as obras de pavimentação

22/09/2016

Imagem notícia
Na manhã desta quarta-feira (21), a Prefeitura reuniu os moradores do distrito de Serra dos Dourados para uma reunião esclarecedora com relação às obras de pavimentação asfáltica. O encontro aconteceu no salão paroquial do distrito e contou com a participação de várias famílias. O secretário de Habitação e Projetos Técnicos, Márcio Maia conduziu a reunião, acompanhado do corpo técnico envolvido nesse projeto, o secretário de Obras e Planejamento Urbano, Jefferson Silveira, o engenheiro da empresa que venceu a licitação para executar as obras, Thiago Foltran e o representante da Caixa Econômica Federal, Marlon Silva.

Segundo Maia, a reunião foi agendada a pedido do prefeito Moacir Silva, a fim de deixar claro os motivos pelos quais as obras estão sendo retomadas neste momento. “O nosso objetivo é levar ao entendimento daquela comunidade que não há nenhum tipo de vínculo político nessa obra. Até porque ela não está sendo iniciada agora, o processo começou em março de 2015, no entanto, foi adiado em virtude de alterações no projeto – indicadas pelos próprios moradores”, explicou acrescentando que se não fosse essa questão, as obras já estariam concluídas.

Dessa forma, o corpo técnico fez questão de relembrar que a obra 
foi suspensa para atender a um pedido da própria comunidade, já que devido ao distrito não ter rede de esgoto implantada, o projeto previa a utilização de blocos sextavados de concreto. A população pediu que a pavimentação fosse feita com asfalto e por isso, foi necessário alterar o objeto e aguardar a autorização. Em março, o Ministério das Cidades finalmente aprovou a mudança e a Prefeitura efetuou as adequações no projeto, enviou para a Caixa Econômica Federal para aprovação do novo objeto e foi aberta nova licitação. Em regime de empreita global, a Sotram Construtora e Terraplanagem foi a empresa vencedora do processo licitatório. Com recursos provenientes de contrato de financiamento entre a Caixa Econômica Federal e o Município de Umuarama, no âmbito do Pró Transporte, o investimento é de quase R$ 3 milhões.

Com o projeto em mãos, os secretários detalharam as obras, mostrando e distribuindo inclusive o mapa das ruas contempladas e os critérios adotados para essa seleção. “Esse é mais um ponto importante da reunião que precisava ser esclarecido. A escolha das ruas foi totalmente técnica, em que foi feita uma análise do recurso disponível e a topografia local, ou seja, a ideia veio ao encontro do maior aproveitamento possível de áreas a serem asfaltadas, sem ter que investir tanto na construção de galerias”, apontou Jefferson.Serão 22,3 mil m² de pavimentação em trechos de 11 ruas próximas à avenida central. As ruas também ganharão calçadas e gramado. A urbanização será de muro a muro, nos dois lados das ruas beneficiadas.

As calçadas terão rampas para cadeirantes e piso tátil para ajudar no deslocamento de deficientes visuais.
A obra, que já foi retomada nesta semana, será concluída no prazo de seis meses e vai contemplar trechos das ruas Pernambuco, Rondônia, Amapá São Paulo, Santa Catarina, Brasília, Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e todo o entorno da Praça Curitiba. “A empresa espera concluir o asfalto até o mês de dezembro próximo, finalizando totalmente a obra até março de 2017, com as etapas de calçamento, paisagismo e sinalização”, concluiu o secretário de Obras.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário