Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Prefeitura lança Projeto Mais Sombra e estima plantar mais 2.500 árvores até final do ano

11/02/2016

Imagem notícia
Umuarama ocupa a posição de segunda cidade do Paraná com maior área sombreada por habitante. Segundo levantamento da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, há cerca de 55 metros de sombra para cada morador do Município. O número é expressivo e importante, levando em consideração as altas temperaturas registradas na cidade. Isto porque, Umuarama tem cerca de 100 mil árvores, o que resulta na transpiração de 400 mil litros de água por dia, o que equivale a quase 5 mil condicionadores de ar ligados.

Pensando na manutenção dessa área e na qualidade de vida da população, a administração municipal está implementando diversas ações voltadas para arborização urbana. A principal delas é a conclusão do Plano Municipal de Arborização, feito em parceria com a Adema e Unipar. O documento – que até o final deste mês será encaminhado para aprovação na Câmara – consiste na regulamentação do manejo da vegetação arbórea do Município. “Por falta de uma legislação, a arborização de Umuarama foi realizada de forma inadequada. Com o Plano Municipal, estabeleceremos regras como quais variedades são indicadas para a cidade, os tamanhos adequados, frequência de poda, uma análise mais criteriosa às solicitações de corte e ações que mantenham o índice de área de sombra”, conta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Carlos Fávaro.

Um dos projetos existentes no plano será colocado em prática já na próxima semana. No final da tarde desta sexta-feira (05), o secretário da pasta fez o lançamento simbólico do Programa Mais Sombra. A iniciativa consiste na formação de uma equipe exclusiva para realização do plantio de mudas de árvores em áreas onde há falhas de sombra.

Essa mesma equipe também ficará responsável por fazer a manutenção inicial dessas mudas, como a poda de condução. “Atualmente este serviço é realizado por meio de mutirões de trabalho. Com o Mais Sombra o serviço será frequente por toda a cidade. Conseguiremos fazer uma manutenção mais precisa e atender com maior rapidez as áreas que precisam de sombra. Isso refletirá de maneira significativa na consolidação da nossa cidade como exemplo de arborização e principalmente na qualidade de vida da população”, explica Fávaro.

Segundo estimativa da secretaria, até o final do ano cerca de 2.500 mudas serão plantadas no Município. “Já adquirimos cerca de mil mudas e o restante serão provenientes de doações, a Copel já fez a doação de mil mudas. Temos contado com um apoio especial da população na doação de mudas. Esse envolvimento é essencial para o crescimento da arborização municipal. Por isso, o plano também contempla um projeto chamado Bolsa de Doação de Mudas, que tem como objetivo formalizar e incentivar o hábito de doação de mudas de árvores”, destaca Fávaro.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário