Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Prefeitura inicia levantamento dos estragos causados pelas chuvas

27/10/2016

Imagem notícia
A Prefeitura de Umuarama ainda está levantando e contabilizando os prejuízos causados pelas chuvas dessa semana. Segundo o secretário de Serviços Públicos, João Paulo dos Santos, a primeira estimativa, deve ultrapassar R$ 1 milhão, somando os custos para recuperação de estragos causados nas ruas, avenidas, escolas, residências, prédios públicos e pontes da área urbana, além dos danos registrados nas estradas rurais. “Esse grande volume de chuva em poucas horas e a limitação na capacidade de escoamento das galerias acaba fazendo com que toda essa água corra por cima do asfalto e os problemas são inevitáveis”, avaliou o secretário.

O Simepar apontou que de terça-feira (25) à madrugada dessa quinta-feira (27) choveu 193,2 milímetros.Conforme o balanço apresentado pela Defesa Civil, 21 famílias de diferentes bairros tiveram as casas atingidas pela enxurrada, sendo que em 10 delas também houve queda de muro. Não houve famílias desalojadas, mas a Defesa Civil distribuiu 30 metros de lonas e acompanha a situação estrutural das casas, para que as famílias não corram riscos.Vários foram os pontos de alagamentos. O Jardim Irani foi um dos bairros mais atingidos, com asfalto comprometido, rompimento de tubulações e de meios-fio.

Cabeceiras e laterais de pontes foram danificadas, nos bairros Petrópolis e Parque Laranjeiras. Pelo menos 15 ruas e/ou avenidas foram prejudicadas. Em vários locais houve rompimento de galerias pluviais, rede de esgoto e destruição em telhados e forros, como em escolas municipais, postos de saúde e em outras estruturas utilizadas pelo Município.

A preocupação do município no momento é garantir as condições de acesso e circulação para a população,liberando as vias. “Estamos realizando um esforço coordenado para que os prejuízos sejam amenizados onde for possível e também para garantir que os moradores possam se deslocar. Mas adiantamos que se trata de uma recuperação demorada, principalmente por exigir investimentos volumosos e tempo firme”, informou João Paulo acrescentando que o estrago é grande e que a equipe ainda está trabalhando no levantamento.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário