Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Prefeitura conclui recuperação de aterro e libera Estrada Santa Isabel

06/04/2016

Imagem notícia
Depois de trinta dias de trabalho contínuo, em uma obra de grande porte que resolveu o maior dos problemas causados pelas fortes chuvas que caíram no final do ano em Cruzeiro do Oeste, a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas finalmente entregou a Estrada Santa Isabel ao tráfego nesta semana.

A estrada, que liga a PR-180 ao bairro Santa Isabel, na região Sul do Município, estava interditada por conta de um aterro que foi completamente destruído pela força da água que deixou no local uma cratera de grandes proporções. Por conta disso, para chegar à cidade os moradores e proprietários da região estavam usando um caminho alternativo que aumentava a distância em mais de 30 quilômetros.

O secretário José Carlos Gigante André comemora o fim da obra. “Quem viu o estrago que foi feito ali, sabe o trabalho que deu para refazer o aterro e liberar o tráfego. Mas o importante é que zeramos o passivo deixado pelas chuvas e, além de liberar a estrada, também liberamos as nossas máquinas para reforçar o trabalho permanente de manutenção da nossa malha viária”, afirmou.

OBRA DE GRANDE PORTE
Alguns números ajudam a mostrar a amplitude do trabalho realizada pela Secretaria de Obras na Estrada Santa Isabel, utilizando escavadeira hidráulica, pá carregadeira e caminhões. Na baixada onde existia o aterro construído a mais de 30 anos, restou um 'buracão' com 70 metros de comprimento por 20 de largura e outros 20 de profundidade, exigindo o impressionante volume de aproximadamente três mil caminhões carregados de terra.

A primeira coisa a ser feita foi um dreno para água das nascentes que existem no local e depois uma sólida base para a estrutura de tubulação, com tubos de 1,20 metro de diâmetro, atravessando a estrada. Também foram realizados obras complementares para dar vazão às águas pluviais.

Além dos três mil caminhões de terra, foram aplicados no local 800 toneladas de pedras e 75 toneladas de concreto usinado.  

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Oeste

Deixe seu comentário