Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Prefeitura apoia o plantio de hortaliças e agricultura familiar aumenta os lucros

14/03/2016

Imagem notícia
O agricultor Gilval Elias dos Santos, que sustenta sua família com o cultivo de hortaliças em uma área de 5 mil metros quadrados, na Vila Rural do distrito de Lovat, é um dos pequenos produtores beneficiados pelo Programa de Apoio ao Plantio de Hortaliças da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Nesta semana, implementos agrícolas cedidos pela Prefeitura de Umuarama prepararam o canteiros para um novo cultivo de almeirão e vários tipos de alface na propriedade. E o agricultor não vai desembolsar nada.A economia com os custos e a assistência técnica oferecida pelo município são um grande incentivo para produzir e até para ampliar os horizontes.

 “Além das hortaliças, nós também arrendamos uma área próxima para plantar milho, quiabo, jiló, berinjela e pimenta cambuci. O apoio da Secretaria de Agricultura na produção e o mercado garantido nos estimulam a plantar e os resultados são muito bons”, comenta o agricultor.Gilval dos Santos lembra que antes pagava R$ 120,00 a hora para preparar os canteiros. “No passado, a gente demorava até um dia pra fazer cada canteiro, manualmente.

Com o equipamento, a propriedade toda é preparada em poucas horas, mas ainda havia os custos. Agora, com o apoio da Prefeitura, que utiliza um encanteirador puxado por um trator, o trabalho é rápido e podemos investir a economia em outros insumos, ampliar os cultivos e aumentando a nossa renda”, acrescenta.A propriedade conta com 20 canteiros e o agricultor cultiva três deles por semana, para fazer a rotação das culturas.

O próprio encanteirador também faz a adubação, deixando os canteiros prontos para o plantio. “Depois é selecionar as melhores variedades, plantar as mudas, cuidar da irrigação e acompanhar o desenvolvimento das hortaliças. E tudo isso com acompanhamento e orientações técnicas, visando conseguir os melhores resultados”, acrescenta o agrônomo Márcio Antônio Rezende, que acompanha os produtores do município.

O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Cláudio Marconi, lembra que o equipamento está disponível para todos os agricultores familiares do município, inclusive que ainda não faz parte da Cooperu (Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama). “Esse encanteirador e outros implementos que conseguimos, com recursos do governo federal, estão à disposição. Basta o agricultor entrar em contato e agendar a utilização.

O apoio da Prefeitura tem como objetivo aproveitar melhor o potencial produtivo do município. A horticultura é uma atividade muito rentável, que tem permitido a muitas famílias melhorar a qualidade de vida sem sair das suas propriedades e ainda temos muito espaço para avançar”, avalia.


INCENTIVOS
De acordo com o secretário, mais de 200 produtores tem aproveitado os incentivos, principalmente por meio da Cooperu. “Além de assistência técnica e equipamentos, a cooperativa também compra a produção e garante mercado para os agricultores. Eles plantam com orientação de agrônomos e têm a certeza de vender a produção por um preço justo. Por isso, a área cultivada com hortas no município aumentou de 350 hectares em 2009 para mais de 800 no ano passado. E ainda temos muito para crescer”, afirma.Marconi lembra que boa parte dos hortifrutigranjeiros consumidos pela população ainda vem de fora da cidade.

“A área cultivada hoje poderia ser dobrada, se houvesse mais produtores interessados na atividade, e ainda assim não seria possível absorver todo o mercado”, acrescenta. O secretário lembra que Umuarama dispõe de grandes áreas, solo de qualidade – com o trato correto, após análises – e clima ideal para o cultivo de hortaliças.

POTENCIAL
“Temos um campo enorme e potencial, mas talvez falte interesse dos agricultores por causa da carência de mão de obra. Se a família for pequena, na época de colheita pode ser necessário contratar diaristas – e cada vez está mais difícil encontrar.

Outra barreira é a falta de tradição dos nossos agricultores, mais acostumados à pecuária de corte e leite e produção de grãos”, continua o secretário.

O Programa de Apoio ao Plantio de Hortaliças foi concebido para beneficiar a agricultura familiar e tem o apoio do prefeito Moacir Silva. “A nossa equipe atua na organização dos produtores, presta orientações, assistência e apoio com equipamentos agrícolas.

 Depois a Cooperu dá o respaldo na comercialização, ou seja, participamos do ciclo completo e com isso os produtores cooperados têm obtido ótimos ganhos. Ainda há muito espaço na cooperativa, para que quiser participar.

Os interessados em fazer parte desta iniciativa devem procurar a Cooperu, que tem sede no antigo barracão da Ceasa, próximo ao trevo saída para Mariluz. As possibilidades de ganhos são excelentes”, convida o prefeito.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário