Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Prefeitos das Amerios decidem criar consócio com a multifinalidades para reduzir custos

04/12/2018

Imagem notícia
O principal assunto da última reunião da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios), em 2018, realizada sexta-feira dia 30 em Umuarama,  foi referente à criação de um consórcio intermunicipal com multi finalidades. Mais de 90% dos prefeitos da região aprovaram a proposta e já aderiram ao consórcio que tem como primeiro presidente o prefeito de Pérola, Darlan Scalco, que até março próximo também preside a Amerios.

O próprio Darlan é um dos entusiastas com a ideia que já faz sucesso em outras associações de prefeituras Brasil afora, principalmente em Santa Catarina, de onde veio a Umuarama Julio Cesar Henrichs para falar sobre o assunto. Para ele, o consórcio de municípios não precisa ser criado apenas em uma área específica, pode ser feito com multi finalidades e atender todas as áreas que os municípios desejarem.

Na região da Amerios já existem o Cisa, Consórcio de Saúde, o Cibax, Consórcio de Proteção do Rio Xambrê e o Coripa criado para ajudar a preservar o Parque Nacional de Ilha Grande e entorno. No Paraná todo, são cerca de 50 consórcios. Nestes casos, foi necessário criar um consórcio para cada situação. Com o consórcio multi, seria necessário apenas um consórcio para englobar todos.

Com a aprovação da proposta pelos prefeitos, agora eles estão assinando os termos e o próximo passo será o envio do material para apreciação e votação pelas Câmaras de Vereadores.

Para o prefeito Darlan, dificilmente haverá rejeição na proposta já que o consórcio com multi finalidade não vai onerar os municípios, pelo contrário, vai possibilitar economias em diversos setores. Qualquer aquisição a ser feita pela Prefeitura, por meio do consórcio, não haverá necessidade de licitação. Com isso, haverá agilidade no serviço, segundo os prefeitos. Também trará agilidade na contratação de prestadores de serviços para os municípios, ou seja, a terceirização. “Por meio do consórcio tudo ficará mais fácil”, comentou o presidente.

Próxima reunião
Os prefeitos também foram convocados para a próxima reunião da Amerios, a primeira de 2019, que será no dia 25 de janeiro. No encontro de sexta-feira os prefeitos também lembraram com pesar o falecimento do assessor da entidade, Ademir Francisconi que por vários anos prestou serviços e acabou falecendo no dia 11 passado.

Fonte: Umuarama Ilustrado

Deixe seu comentário