Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Prefeitos da região Sudeste têm boas expectativas quanto ao Seminário Novos Gestores

28/10/2016

Imagem notícia
Prefeitos dos estados de São Paulo (SP), Minas Gerais (MG), Espírito Santo (ES) e do Rio de Janeiro (RJ) compareceram ao Seminário Novos Gestores que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove em Brasília (DF). Todos estão com grandes expectativas sobre o encontro promovido pela maior entidade municipalista da América Latina e acreditam que as informações repassadas serão muito úteis para seus mandatos no quadriênio 2017-2020.

O prefeito de Brotas (SP), Modesto Filho, é filiado à Associação Paulista de Municípios (APM). Ele sempre se manteve em contato com a Confederação enquanto era vereador e a partir de janeiro, quando vai assumir a prefeitura, pretende não só continuar essa parceria como aprofundá-la. “A CNM sempre foi uma parceira e ao organizar esse tipo de evento mostra o quanto é atuante. Ter vindo à Brasília foi bom não só pelo Seminário, mas para fazermos contatos. Ontem mesmo em visita a dois deputados federais consegui quatro emendas.”

Desafios para o mandato
Todos os prefeitos eleitos e reeleitos sabem que os próximos quatro anos serão muito difíceis. E isso é um tema que vem sendo abordado nas plenárias, reuniões e nos encontros ao longo do evento. Eleito em primeiro mandato neste cargo, Adinan Ortolan, de Cordeirópolis (SP), sabe que os cenários político e econômico atuais não são nada favoráveis aos gestores, e comenta. “Este início de mandato será difícil porque vivemos uma crise econômica que reflete nos Municípios. Mas tenho muita esperança e expectativa de realizar um bom trabalho porque essa foi uma eleição de mudanças, a população quer transformações e eu acredito que possa realizar aquilo que me comprometi com os eleitores.”
A opinião é compartilhada pelo prefeito Juninho da Padaria (foto), de Rio Claro (SP). “O desafio é grande, mas a vontade de governar e fazer a política do bem comum para atender a todos é o que desejo realizar em Rio Claro."

Ensinamentos do Seminário Novos Gestores
Os prefeitos que aceitaram o convite da CNM e compareçam ao Seminário na capital federal, ao retornarem para as suas cidades estarão levando consigo valiosas orientações e ensinamentos desta experiência. O prefeito Nonô Carvalho, de Felixlândia (MG), é um dos que pensam desta forma. “Este Seminário é uma importante ferramenta que vai nos auxiliar na nossa gestão. Acredito que assim como eu, há milhares de novos prefeitos aqui, principalmente em primeiro mandato. Desta forma o encontro vai nos capacitar a enfrentar as dificuldades dos próximos quatro anos.”
Para o prefeito Ermes Silva, de Paulicéia (SP), os conhecimentos adquiridos no Seminário têm sido muito importantes, sobretudo pelo fato de que este será seu primeiro cargo público e ele diz ainda estar em fase de aprendizado. “Estou entrando na política agora e acho que tudo o que está sendo mostrado aqui será fundamental para minha administração.

Quero adquirir muito conhecimento e fazer parcerias em prol da minha cidade.”Já Dalton Silva, de Santana de Pirapama (MG), diz que veio ao Novos Gestores justamente para conhecer a CNM e sentir o ambiente político que envolve o cargo que irá ocupar. “Tenho que ser franco e humilde em dizer que como novo gestor, passando de uma carreira militar para uma de prefeito, estou aqui em busca de conhecimento e troca de experiências.

Quero contar com a Confederação Nacional de Municípios para futuras ações, inclusive para reverter esse quadro que os Municípios se encontram hoje.O Seminário Novos Gestores para os prefeitos do Sudeste vai até sexta-feira, 28 de outubro.

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário