Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Prefeitos da região de Umuarama participam de Seminário Territorial

19/06/2017

Imagem notícia
Além de discutir estratégias que possibilitem o desenvolvimento dos municípios, os gestores também conheceram o exemplo de um prefeito que ajudou a transformar a realidade da sua cidade

Promover o desenvolvimento não só dos municípios, mas também de toda a região por meio do incentivo ao empreendedorismo. Esta foi a pauta central do Seminário Territorial com os Prefeitos que aconteceu nesta segunda-feira (12), em Umuarama, e reuniu além dos gestores, outras lideranças públicas para conhecer mais informações sobre a Lei Geral e seus benefícios no fortalecimento do setor empresarial, na geração de empregos e renda.

Durante o encontro, o consultor do Sebrae/PR, Adriano Pereira da Silva, apresentou as propostas de ações da entidade para a formação do comitê territorial, denominado pelo Sebrae/PR como Arenito Caiuá, que engloba Umuarama e outras 18 cidades da região para o desenvolvimento estratégico de ações nos municípios. “Nossa intenção com este seminário estava concentrada na apresentação deste comitê e as formas como os líderes públicos podem atuar de maneira efetiva para a geração de crescimento para as cidades”, explicou.

Para fortalecer a adesão e compreensão dos líderes, o Seminário contou ainda com a apresentação de bons exemplos de atuação na gestão pública em favor do empreendedorismo.  Compartilhou suas experiências 
Vinícius Farah Junior, ex-prefeito de Três Rios, no Rio de Janeiro, foi vencedor do Prêmio Prefeito Empreendedor, concedido pelo Sebrae Nacional, em duas edições.

O gestor público compartilhou com os prefeitos da Arenito Caiuá quais foram os desafios enfrentados em suas gestões e as boas práticas adotadas para impulsionar o desenvolvimento de Três Rios. O princípio de todo o planejamento estratégico adotado por Farah Junior nasceu da Lei Geral e da intenção de fortalecer a economia local em diferentes segmentos de atuação, para atrair grandes empresas, pequenas e micros.

“Não se muda uma cidade apenas com boas intenções, é preciso que o poder público tenha uma postura favorável para isso. E na minha cidade encontrei no Sebrae um importante aliado para fomentar os micro e pequenos negócios, atrair grandes empresas e impulsionar a criação de microempreendedores individuais”, contou.

Na administração de Farah Junior, a cidade registrou diferentes avanços, como crescimento o orçamento em 200%, passando de R$ 94 milhões para R$ 340 milhões. O aumento nas compras públicas feitas de empresas da cidade de 12% para mais de 90% e a instalação de quase 2,7 mil novas empresas e uma média de mil novos MEIs a cada ano.

O consultor do Sebrae/PR, Adriano, finalizou o seminário ao reforçar que a entidade está aberta para apoiar os gestores públicos na estruturação de planos que melhorem o ambiente de negócios e fortaleçam o empreendedorismo.
 

Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, criado na década de 1970, é a instituição que mais entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Estado, conta com 6 regionais, 13 escritórios, e chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, consultorias, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas. Soluções com foco em ambiente de negócios, educação empreendedora, empreendedorismo e gestão, alto potencial, potencialização, liderança e startups.    

Fonte: Assessoria de Comunicação SEBRAE

Deixe seu comentário