Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Prefeito cobra mudanças na Zona Azul para diminuir reclamações

23/06/2016

Imagem notícia
As muitas reclamações dos usuários do estacionamento rotativo Zona Azul, que inclusive motivaram uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Umuarama, há algumas semanas, levaram o prefeito Moacir Silva a solicitar adequações no sistema de funcionamento que podem resultar em alterações nos critérios  de prestação do serviço, estabelecidos na lei 3.398/2009.


Com a operação do sistema surgiram dificuldades que provocaram insatisfação dos usuários e por isso, conforme o prefeito, merecem uma discussão mais aprofundada, em busca de soluções. Nesse objetivo, Moacir Silva solicitou ao procurador geral do município, advogado Marcelo Gomes do Vale, notificar a concessionária da Zona Azul, a Caiuá Assessoria, Consultoria e Planejamento, a comparecer à Prefeitura para firmar termo de compromisso ou aceitar alterações das condições contratuais, bem como apresentar plano operativo, a fim de reduzir a insatisfação dos usuários, com prazo de cinco dias.

A principal avaliação do prefeito Moacir Silva é quanto à finalidade principal da Zona Azul - que é disciplinar o estacionamento de veículos nos espaços públicos, oportunizando o uso racional das vagas para que o maior número possível de usuários possa utilizar o sistema em condições de igualdade -, o que para ele não vem ocorrendo. "É necessário que o sistema tenha por prioridade a orientação e não a aplicação imediata de notificação", defende.

Muitos usuários reclamam que, como está, o sistema prioriza a emissão desenfreada de notificações, "sem que haja qualquer vontade ou disposição para a orientação", acrescentou o prefeito, no ofício encaminhado à concessionária. Outro ponto é a falta de tolerância - o usuário tem a liberdade de não adqurir o cartão durante prazo de 10 minutos. "Essa tolerância é aplicada apenas previamente, mas precisamos criar um mecanismo que permita tolerância posterior, caso o usuário esteja utilizando o serviço pago e tenha expirado a validade do cartão. Que ele seja notificado somente 10 minutos após o vencimento", sugere.

O prefeito Moacir Silva pede ainda a implantação imediata da isenção da cobrança para usuários idosos, conforme manda a lei 3.966/2009, e um intensivo treinamento com acompanhamento psicológico junto às orientadoras (funcionárias) da Zona Azul. "Trata-se de um serviço público, visto que a clientela atendida é a população em geral, que recolhe impostos e taxas públicas, portanto merecem atenção e um tratamento mais adequado", disse.

Por fim, no ofício o prefeito pede que a concessionária preste contas à população - por desempenhar um serviço público, mesmo que por concessão -, instituindo uma campanha permanente de informação sobre a execução dos serviços, destacando investimentos, treinamento de funcionários e um comparativo entre a incidência de reclamações e as soluções implementadas. "Esperamos chegar a um consenso e melhorar o sistema de estacionamento rotativo, para que tenhamos mais eficiência e menos reclamações. O usuário deve fazer a sua parte e utilizar o cartão corretamente, mas a atuação da concessionária também precisa ser mais flexível uma vez que a finalidade maior é orientar os usuários para que as vagas regulamentadas sejam usadas racionalmente", completou Moacir Silva.

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário