Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Praticamente concluída a recuperação de estradas rurais atingidas pelas chuvas

18/12/2015

Imagem notícia
A maioria das estradas rurais em leito natural (sem asfalto) no município de Umuarama já foi recuperada através de um esforço concentrado das secretarias municipais de Serviços Rodoviários e Agricultura e Meio Ambiente.

Em alguns pontos a recuperação ainda é parcial, mas o tráfego já está restabelecido. “As únicas estradas ainda interditadas são a Tropeiro (no distrito de Roberto Silveira) e Esperança, próximo ao perímetro urbano. Na primeira, nossas equipes iniciam os reparos nesta sexta-feira, 18.

Já na Esperança o trabalho será posterior. Ali uma ponte está danificada, mas ela não isola nenhuma propriedade ou comunidade, já que há acesso pelos dois lados”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Gestão Integrada, Antônio Carlos Favaro.Desde o início de novembro, as equipes do pátio e da Agricultura trabalham ininterruptamente para recuperar danos causados pelas chuvas na extensa malha viária não pavimentada do município – que tem cerca de 500 km de estradas rurais.

 “A chuva bateu recorde no mês passado e tem persistido em dezembro. Quando temos dias de sol, os servidores e equipamentos permanecem o dia todo trabalhando nas estradas. Esse setor não terá férias coletivas, diferente de outras áreas da administração municipal, e continua a recuperação emergencial na próxima semana”, informou o secretário de Serviços Rodoviários, Cláudio Marconi.Estão parcialmente recuperadas, e com tráfego liberado, as estradas Paraguaçu, União (onde foi construído um desvio, até a recuperação total de um aterro) e Paulista (liberada nesta quinta-feira, após a recuperação de galerias e aterro).

Também foi afetada a Estrada Bartira, onde um bueiro e uma ponte estão sendo reconstruídos. “A partir desta sexta vamos nos concentrar na Tropeiro, bloqueada desde o último sábado, e na próxima semana vamos refazer em definitivo alguns trechos recuperados parcialmente. A previsão é de que até o final da próxima semana, todas as estradas estejam em boas condições”, acrescentou o secretário.


EROSÃO

No final de novembro, o secretário municipal de Habitação e Projetos Técnicos, Márcio Maia, divulgou uma planilha com o orçamento dos custos para a recuperação de ruas, avenidas, estradas, pontes e galerias danificadas pelas chuvas.

Na época, a conta estava em R$ 2 milhões 443 mil. Mas as chuvas continuaram e novos problemas surgiram, como o agravamento da erosão no Complexo Poliesportivo.“Tivemos alguns dias de sol e o combate à erosão avançou. Um bom trecho de tubulação foi recuperado e ampliamos a capacidade de escoamento de água da chuva com o aumento da galeria.

Uma grande caixa está em fase final de construção, para conectar as redes, e deve ser lacrada até a próxima semana. Com isso, a recuperação do aterro – que já começou – poderá avançar e em breve recuperaremos uma parte da Avenida Parigot de Souza. Mas a liberação só será possível quando a ampliação da rede de galerias chegar até a Avenida Guanabara, o que ainda demanda mais tempo”, completou o secretário Antônio Favaro.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário