Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Pesquisa de Consórcios é destaque na Roda de Conhecimento

04/07/2019

Imagem notícia
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem realizado uma série de estudos técnicos na área de Consórcios, com o objetivo de compreender como os consórcios atuam no país e quais são as suas principais demandas. Para isso, disponibiliza no portal de Consórcios duas pesquisas a serem respondidas, tanto pelos Municípios, quanto pelos Consórcios.

Ressaltando a importância da participação, o tema foi destaque da Roda de Conhecimento desta quinta-feira, 4 de julho. Na oportunidade, a técnica da área de Consórcios da CNM, Elisa Kandratavicius Alvarez, reforçou que a partir destes estudos, a entidade pretende auxiliar no desenvolvimento de propostas para alterações na legislação de consórcios visando o fortalecimento e autonomia desse mecanismo de cooperação.

Durante a transmissão, a técnica lembrou de estudo publicado no ano passado que identificou a existência de 491 consórcios existentes no país, apontando a participação de 4.081 Municípios em pelo menos um consórcio. Dos existentes, foram identificados 274 consórcios que possuem a previsão estatutária para atuar em saúde.

“A gente percebe que existe uma tendência muito forte dos Municípios se consorciarem para atuar em outras áreas, como por exemplo resíduios sólidos. Diante deste cenário de expansão, a CNM produz as pesquisas: uma na área da saúde, outro na área de cultura”, disse a técnica.

Para participar, o interessado deve acessar o portal de Consórcios, procurar pela parte de notícias e clicar na que interessa: saúde ou cultura. No que tange a pesquisa dos consórcios em saúde terão disponíveis dois acessos: um para Municípios e outro para Consórcios. Já na área da cultura existe apenas um questionários que é voltado apenas aos consórcios. A partir daí, o interessado começa a responder os questionamentos. A técnica salienta que não é necessário que o consórcio atue em saúde ou cultura para responder as pesquisas.

Roda de Conhecimento
A Roda de Conhecimento é transmitida, ao vivo, pelas redes sociais da CNM. A transmissão acontece sempre às quintas-feiras, a partir das 10 horas da manhã. O participante pode enviar, também, dúvidas e perguntas durante a apresentação.


Fonte: CNM

Deixe seu comentário