Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Pesca proibida pode resultar em multas e até prisão

02/02/2016

Imagem notícia
A grande maioria das pessoas, mas em especial, os pescadores sabem que a Piracema é o período de reprodução de diversas espécies de peixes. É quando ocorre a subida dos cardumes para as áreas de cabeceira dos rios onde se dá a desova. Essa é uma temporada de restrições na pesca, exatamente para que as espécies sejam preservadas.

O período acontece de 1º de novembro à 29 de fevereiro aqui no Paraná.
Entretanto, nos últimos dias órgãos como Ibama, Coripa e Secretaria de Meio Ambiente, tem recebido informações de pescas às margens do Rio Paraná, especialmente em portos e barrancos.
A prefeitura de Icaraima, através da Secretaria de Meio Ambiente esclarece que, devido esse período de defeso (reprodução dos peixes) a pesca na bacia hidrográfica deste rio está proibida para todas as modalidades, incluindo: caniço, linha de mão, pesca amadora, esportiva, artesanal, enfim, qualquer categoria e modalidade principalmente no entorno do Parque Nacional de Ilha Grande, assim como de outras Unidades de Conservação e áreas protegidas conforme instrução do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Quem for pego neste período pode ser autuado ter todo material apreendido além de sofrer outras sanções administrativas e criminais.
A colaboração da população é imprescindível para a preservação da biodiversidade aquática dos rios da nossa região, tanto no respeito às leis quanto na realização de denúncias que podem ser protocoladas através do telefone 44-3624-7630 (Umuarama), 44-3584-1175 (Icaraíma) ou 181

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Icaraíma

Deixe seu comentário