Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Participantes conhecem a história do municipalismo brasileiro na XIX Marcha

10/05/2016

Imagem notícia
Este ano a XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios traz uma novidade. É o Museu do Municipalismo. A instalação está disponível no hall de entrada do Espaço CNM e permanecerá ao longo dos quatro dias de evento.

Além de trazer informações sobre a evolução da quantidade de Municípios desde o ano de 1.500, o Museu faz uma retrospectiva do povoamento brasileiro.
Nesta segunda-feira, 9 de maio, diversos gestores municipais aproveitaram o primeiro dia da Marcha para conhecer o espaço.

Ele traz um conjunto de mapas do Brasil, cuja contagem inicia no período de descobrimento do Brasil e sege até o ano de 2015.As imagens reúnem não apenas a população da época, como também revelam a quantidade de cidades existentes e sua localização no mapa. O que se nota é um avanço no número de Municípios, especialmente no litoral da Região Nordeste.

Durante a visita ao Museu, o prefeito de Montanha (ES), Ricardo Favarato, pode conhecer quais foram os 15 primeiros Municípios brasileiros. Entre eles duas cidades capixabas, São Mateus e Vila Velha.O gestor, que já esteve presente em outras edições da Marcha elogiou a iniciativa. “Eu achei o espaço muito interessante. Meus parabéns à CNM, porque o Museu dá uma noção bem didática sobre a história dos Municípios brasileiros, não só seu número e população.

Dá para ter uma visão bem clara também dos ciclos que tiveram no Brasil, como o ciclo da borracha e o ciclo do ouro. Muito bem feito”, destacou.

História registrada
O Museu do Municipalismo irá compor uma das áreas da nova sede da CNM, em Brasília. Conforme explica a entidade, a ideia é trazer uma mostra para os participantes da XIX edição do evento.

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário