Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Operadoras de telefonia prometem melhoria na cobertura de sinal para Umuarama

23/05/2016

Imagem notícia
Recentemente, o prefeito Moacir Silva encaminhou ofícios às operadoras de telefonia celular que atuam em Umuarama, solicitando atenção especial aos distritos. Isso porque, por meio das redes sociais, o prefeito vem recebendo pedidos de ampliação na cobertura de sinal na zona rural, além de reclamações sobre a instabilidade onde o serviço é oferecido. Na última semana, as operadoras responderam aos ofícios.

A Tim Celular informou que elaborou um plano de investimentos robusto para melhorar ainda mais a qualidade da telefonia móvel no Estado do Paraná, reforçando o sinal 3G em diversos municípios. "No caso de Umuarama, a TIM no ano de 2015 construiu e ativou duas torres com a tecnologia 3G na área rural (distritos de Lovat e Serra dos Dourados) e ativou cinco novos equipamentos 3G na área urbana (em cinco bairros)", expôs complementando que para 2016 a previsão é ativar seis novos equipamentos 3G e ativar a tecnologia 4G até o fim do ano. 

No caso da Telefônica Vivo, a cobertura em Umuarama se dá por meio de seis estações de rádio base (ERB´s), com as tecnologias 2G e 3G. A operadora informou que em 2015 foram realizadas várias ampliações de capacidade da tecnologia 3G e que há previsão, neste ano, da ativação da tecnologia 4G na área urbana. No entanto, não consta nos projetos de expansão de cobertura da empresa, novos investimentos nos distritos. "Contudo, as localidades foram incluídas para análises futuras de expansão de cobertura e atendimento", concluiu.

LEI
Quando se trata da área rural, o atendimento não é obrigatório, conforme disciplina o item 4.12.7 do Edital 002/2007/SPV, da Anatel, que estabelece os compromissos de abrangência ou metas de cobertura. "Um município será considerado atendido quando a área de cobertura contenha pelo menos 80% da área urbana do distrito sede do município atendido pelo serviço móvel pessoal".

PROCON
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Municipal) acompanha de perto a qualidade do serviço prestado pelas operadoras. Segundo o secretário Sandro Gregório da Silva, a telefonia é o setor que mais tem gerado reclamações desde que o Procon começou a funcionar. Assim, o Procon Municipal tem cobrado ações das operadoras para melhorar a cobertura na cidade e expandir o serviço na zona rural.

Além de atender aos usuários, são realizadas avaliações constantes de sinal em vários pontos da cidade. No caso dos distritos, porém, a informação é que a instalação de torres e antenas de telefonia móvel depende de viabilidade econômica – ou seja, há quantidades mínimas de usuários para justificar investimentos e a manutenção da estrutura.

Para as operadoras, estes números ainda estariam abaixo do necessário em Umuarama.
O prefeito reafirma que vai continuar cobrando uma atenção especial aos moradores dos distritos. "É um direito dos moradores da zona rural e estamos ao lado deles, sempre”, finalizou Moacir Silva.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário