Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Obras complementares no entorno do Poliesportivo entram na reta final

28/01/2016

Imagem notícia
As obras complementares para ampliar a drenagem pluvial na região do Complexo Poliesportivo entraram na reta final. A empresa contratada pela prefeitura aproveitou o bom tempo das últimas semanas para recuperar o tempo perdido com as chuvas e avançar com o serviço. Nos próximos dias, fica pronto o reforço da rede de galerias pluviais e melhoria do sistema de captação nas ruas e avenidas próximas, além da recuperação dos emissários.

Com o trabalho emergencial contratado pelo município, foi contido o avanço da erosão que causou a interdição de um dos sentidos da Avenida Parigot de Souza, entre as avenidas Guanabara e Rondônia. A adequação do sistema de drenagem conta com intervenções em vários pontos, desde o trevo saída para Xambrê até a avenida Rondônia e rua Paineira, com instalação de ‘mata-burros’ (grades feitas com trilhos de ferro) para aumentar a captação e escoamento de água das chuvas e reconstrução dos emissários que conectam as galerias pluviais às aduelas em construção na antiga erosão do Poliesportivo.

Com a tubulação restaurada e as últimas obras civis em andamento, nos próximos dias a Prefeitura poderá iniciar a recomposição dos aterros. “Esta obra é complementar à recuperação das galerias dentro do Poliesportivo. O prazo de execução inicial era de três meses, mas as chuvas atrasaram bastante o cronograma e ainda destruíram parte do serviço a medida em que era executado pela empresa. Mas agora o tempo firmou e as obras avançaram”, considerou o prefeito Moacir Silva.

A Prefeitura fará a recomposição do asfalto, removido para a construção das galerias e também no trecho atingido pela erosão. Após o serviço completo será liberado o tráfego na Parigot de Souza. “A rede de galerias do Poliesportivo teve o trajeto corrigido e a vazão ampliada. Implantamos uma tubulação tripla para aumentar a capacidade de vazão. Todo o sistema de drenagem será melhorado e os alagamentos na parte baixa da Avenida Guanabara e imediações do Colégio Bento Mossurunga diminuirão”, acrescentou o secretário municipal de Habitação e Projetos Técnicos, Márcio Maia.

Sem receber ajuda da União ou do governo do Estado, apesar de ter reconhecida situação de emergência ainda em julho do ano passado, a Prefeitura banca com recursos próprios a recuperação da cidade, após o intenso volume de chuvas dos últimos meses. Em 2015, os prejuízos causados pelas chuvas excederam R$ 7 milhões – incluindo danos em pontes e estradas rurais, além dos problemas na área urbana.

“Apenas nessas obras no entorno do Poliesportivo estamos investindo quase R$ 1,3 milhão em recursos próprios”, completou o prefeito Moacir Silva. É um recurso que poderia ser aplicado em outras áreas, caso a cidade não tivesse sido atingida pelas intempéries climáticas.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário