Número de empresas inadimplentes sobe para 5,1 milhões e dívidas chegam a R$ 119,2 bilhões
19/07/2017

A quantidade de estabelecimentos comerciais que deixaram de pagar dívidas cresceu desde que o Serasa Experian passou a fazer o levantamento no ano de 2015. O número de empresas inadimplentes no Brasil chegou a 5,1 milhões no mês de junho, a maior quantidade registrada até o momento.
No comércio, houve queda de 1,3 ponto percentual, fazendo com que o setor corresponda a 43,7% do total do índice. A indústria responde por 8,7% da inadimplência, queda de 0,2 ponto percentual em relação ao ano anterior.
De acordo com o Serasa, mais da metade das empresas em situação de inadimplência estão no Sudeste do país (53,6). O Nordeste tem 16,7% do total de empresas com dívidas atrasadas e o Sul tem 15,7% do total.
Dívidas por regiõesO Centro-Oeste aparece com 8,5% e o Norte com 5,4% do total dos Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJs) em negativo no país. Entre os estados, São Paulo apresenta o maior número de empresas negativadas: 32,3% do total. Em seguida, vem Minas Gerais (11,1%) e Rio de Janeiro em terceiro (8,1%).As empresas que desejarem sair da inadimplência podem renegociar as dívidas atrasadas diretamente com seus credores por meio de um serviço online no site da Serasa. Para isso, deverá se cadastrar gratuitamente no Recupera PJ, onde serão apresentadas as pendências e canais de atendimento disponíveis para efetivar a negociação.Agência CNM, com informações da EBCFonte: Portal CNM