Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Novo boletim da dengue revela 10 casos confirmados da doença em Umuarama

26/02/2016

Imagem notícia
Mais uma vez o informe técnico sobre os casos suspeitos e confirmados de dengue, Zika e Chikungunya exige atenção.

O documento divulgado no final da tarde desta quarta-feira (24) pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância em Saúde, mostra que o número de casos confirmados de dengue cresceu 42% desde a semana passada, saltando de sete para 10 casos diagnosticados laboratorialmente. Deste total, cinco deles são pacientes que contraíram a doença em Umuarama e outros cinco de pessoas que foram infectadas em outras cidades.

Como já foi divulgado em semanas anteriores, a região que está em maior alerta é a do Posto Central, onde há a maior concentração de casos confirmados. No local, três pacientes foram diagnosticados com dengue, enquanto outros dois são residentes das proximidades do San Remo e o restante estão divididos entre as regiões do Vitória Régia, Centro Cívico, Jardim União, Guarani e Catedral.

Os casos suspeitos da doença também tiveram um aumento considerável no período de uma semana. Segundo o boletim, 285 pessoas estão sob investigação laboratorial, sendo que 61 já tiveram o diagnóstico descartado, 10 foram confirmados e 214 ainda estão em avaliação.

Das 31 regiões existentes no mapa de atuação das equipes de combate à endemias, todas possuem casos suspeitos de dengue, sendo que as proximidades do Posto Central, também lidera o ranking de notificações, com 27 casos, seguido pelo Vitória Régia (19) e Panorama (18).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Os casos suspeitos de Zika e Chikungunya também aumentaram neste novo boletim. Ao todo, sete pessoas foram notificadas com suspeita de Chikungunya e seis pelo Vírus da Zika. No entanto, o relatório desta semana também traz boas notícias. Isto porque, três casos suspeitos de Zika já foram descartados e outros três de Chikungunya também.

 
“Tivemos os primeiros resultados laboratoriais dos casos suspeitos e felizmente não tivemos nenhuma confirmação dessas doenças em nosso Município. No entanto, estamos em alerta pois o número de notificações aumenta a cada semana”, destaca o secretário de Saúde, Luiz Haiduk.

REFORÇO
Até o mês que vem, os 30 profissionais que serão contratados temporariamente como agentes de endemias deverão iniciar seus trabalhos dando um apoio significativo às ações preventivas e orientativas da Prefeitura. Os candidatos realizaram a prova do processo seletivo nesta segunda-feira (22), e nos próximos dias o resultado dos classificados já será divulgado.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário