Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Nos últimos dezoito meses, 166,9 mil lojas de varejo fecharam as portas

03/08/2016

Imagem notícia
Pelo menos 166,9 mil lojas de varejos foram fechadas em 2015 e no primeiro semestre deste ano por conta do agravamento da recessão econômica. Isso foi o que mostrou um levantamento Confederação Nacional de Comércio (CNC) divulgado nesta terça-feira, 2 de agosto. Ao longo do ano passado, 99 mil os empresários baixaram as portas e este ano o número já chega a 67,9 mil lojas fechadas. 

Segundo menciona a Confederação Nacional de Municípios (CNM), isso representa quase quatro empreendimentos, por dia, encerrando suas atividades, demitindo funcionários e deixando de contribuir com a economia do país. De acordo com a CNC, apesar da melhora dos indicadores de confiança no setor de comércio a partir de maio, a previsão é de retração de 10,6% das vendas do varejo em 2016 – resultado pior do que o recuo de 8,6% em 2015. 

A pesquisa da CNC levou em consideração apenas lojas de varejo que têm trabalhadores com vínculo empregatício. Elas somam cerca de 700 mil lojas em todo o País e respondem por aproximadamente 4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, segundo representante da Confederação, Fábio Bentes, da divisão econômica.  Para a instituição, o número de lojas fechadas em 2016 deve ultrapassar o do ano passado. 

Alimentos
Em 2014, o varejo abriu 11,45 mil novas lojas, e só na região Sudeste foram fechados 35,327 mil estabelecimentos durante este último um ano e meio, principalmente hipermercados e supermercados. A inflação de alimentos que pressiona as vendas. "O varejo não conseguirá reagir de forma pujante se o setor de supermercados não reagir junto", disse Bentes.

Segundo ele, o setor de comércio deve perder ainda 267,2 mil postos de trabalho em 2016. No ano passado, o fechamento de vagas chegou a 278,5 mil.

 
Agência CNM, com informações da Agência Estado

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário